Notícias

Cruzeiro volta a ter técnico argentino após 50 anos; veja

O Cruzeiro anunciou nesta quarta-feira (19) a contratação do técnico argentino Nicolás Larcamón, que assinou até o fim de 2025. Larcamón é quarto técnico da história da SAF celeste, e apenas o segundo técnico argentino na história do clube mineiro.

O Cruzeiro será o primeiro clube brasileiro que Larcamón vai treinar. Jovem, o argentino tem 39 anos e iniciou sua trajetória como treinador em 2017, no comando do Deportivo Anzoátegui. Depois, treinou: Deportes Antofagasta, Huachipato, Curicó Unido, Puebla e León.

O primeiro técnico argentino na história da raposa foi Nélson Ernesto Filpo Núñez, mais conhecido como Filpo Núñez. Núñez teve duas passagens na raposa, com a primeira sendo em 1955, momento em que o Cruzeiro concentrara sua arrecadação na construção da sede social do Barro Preto.

Filpo Núñes, por sua vez, queria uma oportunidades de treinar uma equipe brasileira, e assim chegou a se oferecer para trabalhar de graça na raposa. Logo, assinou com salário de Cr$15 mil mensais mais Cr$50 mil de prêmio em caso de título.

No entanto, acumulou derrotas no Campeonato Mineiro, o que culminou na sua demissão em outubro de 1955. Mais de 20 anos depois, em 1970, ele retornou como um técnico de renome, sobretudo após passagem vitoriosa no Palmeiras em 1960.

Diferente da primeira passagem, ele implantou no Cruzeiro a tática do carrossel, que primava pela grande troca de passes e troca de posição constante. A ideia de Filpo Núñez era ver Tostão se deslocando para fora da área, como fazia na Seleção, para abrir espaços para as entradas de Zé Carlos e Dirceu Lopes.

A tática deu certo inicialmente no Campeonato Brasileiro, mas começou a ser extremamente criticada pela torcida do Cruzeiro que a apelidou de ‘carroção’. Aliado a isso, o time enfrentou uma sequência sem vitória no Campeonato Brasileiro. Por fim, cedendo a pressão da torcida, da diretoria celeste demitiu Filpo Núñez.

Diego Marinho

Mineiro, 31 anos. Graduado em História, setorista do Cruzeiro no Diário Celeste.

Veja mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo