Dirceu Lopes, Ídolo do Cruzeiro

Dirceu Lopes Guimarães, conhecido como Dirceu Lopes, nasceu em 1946 e se tornou uma lenda do futebol brasileiro, em especial no Cruzeiro Esporte Clube. Sua trajetória no clube mineiro é repleta de conquistas e momentos memoráveis.

O ex-meia iniciou sua carreira no Cruzeiro em 1964 e rapidamente se destacou por suas habilidades técnicas e visão de jogo. Ele logo se tornou peça fundamental no meio de campo do time, contribuindo para o sucesso da equipe. Ao longo de sua trajetória no clube celeste, o ex-jogador conquistou diversos títulos importantes.

Um dos momentos marcantes na história de Dirceu Lopes no Cruzeiro foi a conquista da Taça Libertadores da América em 1976. Sob o comando do técnico Zezé Moreira, o Príncipe foi um dos protagonistas da campanha vitoriosa do clube, que culminou na inédita conquista do torneio continental.

Além da Libertadores, Dirceu Lopes ajudou o Cruzeiro a conquistar vários outros títulos ao longo de sua carreira. Ele foi fundamental nas campanhas de vários títulos do Campeonato Mineiro. Sua técnica refinada e capacidade de criar jogadas foram diferenciais nessas conquistas, tornando-o um ídolo para a torcida cruzeirense.

Outra conquista notável de Dirceu Lopes no Cruzeiro foi a Taça Brasil de 1966, primeira conquista nacional da Raposa. O título foi conquistado diante do Santos de Pelé, em uma decisão onde a Raposa venceu por 6 a 2 na ida, surpreendendo a todos. Na partida de volta a equipe celeste voltou a vencer o Peixe, desta vez por 3 a 2.

Dirceu Lopes
Foto: Igor Sales / Cruzeiro

Dirceu Lopes deixou um legado duradouro no Cruzeiro, sendo considerado um dos maiores jogadores da história do clube. Sua visão de jogo, precisão nos passes e habilidades técnicas o tornaram uma referência no futebol brasileiro. Sua influência foi além das conquistas e títulos, deixando uma marca indelével no coração dos torcedores cruzeirenses.

Após sua aposentadoria como jogador, Dirceu Lopes também teve uma breve experiência como treinador, mas seu legado como jogador é o que mais brilha em sua trajetória no futebol. Sua contribuição para o sucesso do Cruzeiro e suas conquistas memoráveis fizeram dele um ícone do clube e um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro.

Por que Dirceu Lopes ficou conhecido como Príncipe?

Após seu grande destaque no Cruzeiro, Dirceu Lopes ficou conhecido como “Príncipe” devido à sua elegância, habilidade e classe dentro de campo. O apelido foi dado a ele por sua maneira única de jogar futebol, repleta de refinamento e talento. Sua técnica apurada, visão de jogo e precisão nos passes lembravam a nobreza e a sofisticação de um príncipe.

Até hoje, Dirceu Lopes é lembrado como o “Príncipe” pela torcida cruzeirense e pelos amantes do futebol, representando a excelência e a classe em campo. Seu apelido se tornou parte integrante de sua identidade e é uma homenagem ao legado deixado por ele no esporte.

Segundo maior artilheiro da história do Cruzeiro

O craque é o segundo maior artilheiro do Cruzeiro, Dirceu Lopes marcou um total de 228 gols pela equipe celeste. O Príncipe só fica atrás de Tostão, que balançou as redes 245 vezes pela Raposa.

Terceiro jogador com mais jogos pelo Cruzeiro

Dirceu Lopes também aparece como um dos jogadores que mais vestiram a camisa do Cruzeiro, ao todo foram 610 partidas disputadas pela equipe celeste. O ex-meia é o terceiro atleta com mais jogos com a camisa estrelada.

O ex-jogador fica atrás somente de Fábio com 976 jogos e Zé Carlos com 633 partidas pelo Maior de Minas. Fechando o Top-5 ainda tem Piazza com 566 e Raul Plassmann com 557.

Passagem por outros clubes

Depois de uma carreira quase inteiramente dedicada ao Cruzeiro. Dirceu Lopes se transferiu para o Fluminense, onde jogou de 1977 a 1980. No entanto, o Príncipe encerrou sua carreira como jogador no Uberlândia, equipe da cidade de Uberlândia, em Minas Gerais.

Entrevista com Dirceu Lopes

Botão Voltar ao topo