Notícias

Conheça o Sousa, destaque no paraibano e adversário do Cruzeiro pela Copa do Brasil

Equipe paraibana, o Sousa enfrenta o Cruzeiro nesta quarta-feira (21) pela primeira fase da Copa do Brasil. O duelo será o primeiro entre as equipes na história do futebol brasileiro, e vai acontecer no Estádio Marizão, casa do Sousa.

Estádio onde o Sousa ostenta uma invencibilidade de pouco mais de 1 ano: 12 vitórias e 3 empates entre jogos do Campeonato Paraibano e da Série D do Brasileirão. A última derrota foi para o Campinense ainda pela primeira fase do paraibano, em 25 de janeiro de 2023.

Nessa mesma temporada, o Sousa chegou a final do torneio estadual, mas acabou sendo derrotado pelo Treze nos pênaltis. Assim, repetiu as campanhas de 2021, 2012 e 1995, onde também foi vice-campeão. Diferente das suas melhores campanhas em 1994 e 2009, quando foi campeão.

As campanhas mostram que o Sousa tem conseguido bons resultados, se destacando no cenário esportivo estadual desde a sua criação, em 1991. Falando em criação, o mascote do clube é o dinossauro, em referência a cidade que abriga parte do sitio arqueológico Monumento Natural Vale dos Dinossauros.

Assim, abriga estátuas em tamanho real dos dinossauros e algumas pegadas. Como por exemplo a do iguanodonte, dinossauro de 4 toneladas, 5 metros de comprimento e 3 metros de altura.

  • GOLEIROS: Bruno Fuso, Gabriel Souza, João Vitor e Lucas Gabriel
  • DEFENSORES: Adriano, Breno Cesar, Daniel Teodoro, David, Iranilson, Jackson, João Rafael e Leozinho
  • MEIAS: Alan Calbergue, Aruá, Felipe Jacaré, Hebert Christian, Juninho Paraiba, Marlinho, Matheusinho e Natan
  • ATACANTES: Charles, Danillo Bala, Diego Ceará, Estevan, Eweron Potiguar, Goldeson e Vinicius Silva

Apesar de ter conseguido se destacar na campanhas recentes pelo Campeonato Paraibano, o Sousa não tem o mesmo desempenho na Copa do Brasil. Pois foi eliminado na primeira fase em todas as 5 participações. Veja abaixo:

  • 1995 – FASE PRELIMINAR: Sousa 0x1 Flamengo (ida) e Flamengo 1×0 Sousa (volta)
  • 2008 – Sousa 1×4 Vitória
  • 2010 – PRIMEIRA FASE: Sousa 1×2 Vasco (ida) e Vasco 0x0 Sousa (volta)
  • 2013 – PRIMEIRA FASE: Sousa 0x3 Coritiba
  • 2022 – PRIMEIRA FASE: Sousa 1×1 Goiás

Veja mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo