Notícias

Campeonato Mineiro será decidido entre técnicos argentinos pela primeira vez

Cruzeiro e Atlético decidem o torneio

Em sua 109ª edição, o Campeonato Mineiro será decidido entre técnicos argentinos pela primeira vez. Pois, os finalistas Cruzeiro e Atlético, tem técnicos vindos da Argentina: Nicolás Larcamón pela equipe celeste e Gabriel Milito pela equipe alvinegra.

Deles, Nicolás Larcamón é o que tem mais tempo de clube, tendo sido contratado pelo Cruzeiro no início da temporada de 2024. O que, por sua vez, permitiu que com mais tempo de trabalho, tenha colocado um padrão de jogo, e conseguido bons resultados no Campeonato Mineiro.

Enquanto Gabriel Milito foi anunciado pelo Atlético neste domingo (24), substituindo Felipão, que saiu recentemente. Ademais, apesar de estar em lados opostos, ambos tem uma característica em comum: são estreantes no futebol brasileiro.

Segundo técnico argentino

Nicolás Larcamón é o segundo técnico argentino na história do Cruzeiro, o quarto desde a instituição da SAF. Antes dele, a raposa foi comandada por Nélson Ernesto Filpo Núñez, mais conhecido como Filpo Núñez.

Filpo Núñez teve duas passagens na raposa, com a primeira sendo em 1955, momento em que o Cruzeiro concentrara sua arrecadação na construção da sede social do Barro Preto. No entanto, acumulou derrotas no Campeonato Mineiro, o que culminou na sua demissão em outubro de 1955.

Mais de 20 anos depois, em 1970, ele retornou como um técnico de renome, sobretudo após passagem vitoriosa no Palmeiras em 1960. Diferente da primeira passagem, ele implantou no Cruzeiro a tática do carrossel, que primava pela grande troca de passes e troca de posição constante.

A tática deu certo inicialmente no Campeonato Brasileiro, mas começou a ser extremamente criticada pela torcida do Cruzeiro, que a apelidou de ‘carroção’. Aliado a isso, o time enfrentou uma sequência sem vitória no Campeonato Brasileiro. Por fim, cedendo a pressão da torcida, da diretoria celeste demitiu Filpo Núñez.

Veja mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo