Notícias

Adversário do Cruzeiro na Sul-Americana foi fundado em 2024? Confira a história do Alianza

Cruzeiro enfrenta Alianza nesta quinta-feira (11)

Em jogo da segunda rodada do grupo B da Copa Sul-Americana, o Alianza recebe o Cruzeiro nesta quinta-feira (11). Com sede em Valledupar, a equipe é confundida com o Alianza Patrolera e, portanto, referente também a sua fundação. Afinal, o Alianza foi fundado em 1991 ou 2024? Confira abaixo.

O Alianza Fútbol Club, adversário do Cruzeiro, foi mesmo fundado em 2024, em  Valledupar, um Departamento de Cesar na Colômbia. Mas o seu fundador é Carlos Orlando Ferreira, que também foi dono do Alianza Petrolera.

Antes da fundação do Alianza Fútbol, Carlos Orlando presidia o Alianza Petrolera, fundado em 1991 com sede em Barrancabermeja. A equipe conseguiu em 2023 a vaga na Copa Sul-Americana de 2024, após ficar em 8° lugar na Liga BetPlay Dimayor de 2023.

Contudo, o Estadio Daniel Villa Zapata não tinha condições para sediar os jogos da competição continental. Aliado a isso, surgiram dificuldades em relação ao apoio financeiro, que motivaram a mudança na sede da equipe.

Diante disso, Valledupar ofereceu apoio financeiro, demonstrando interesse em receber os jogos do Alianza no Estadio Armando Maestre Pajaveau. O apoio veio por parte das autoridades recém eleitas, e também de empresas privadas locais.

Por fim, o Alianza Petrolera foi extinto em janeiro de 2024, e na mesma data, foi fundado o Alianza Fútbol Club com sede em Valledupar, tendo Carlos Orlando Ferreira segue como presidente. O primeiro jogo da equipe na nova sede foi em 23 de janeiro de 2024, perdido por 3×1 para o Atlético Nacinal.

Na atual temporada, o Alianza faz uma campanha ruim, amargando a vice-lanterna na BetPlay Dimayor de 2024. Além disso, vem de uma sequência de 6 jogos sem vencer. O Cruzeiro, por sua vez, busca aproveitar o momento ruim para vencer o adversário.

Diego Marinho

Mineiro, 31 anos. Graduado em História, setorista do Cruzeiro no Diário Celeste.

Veja mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo