Notícias

125 anos de Belo Horizonte: confira momentos marcantes da história do Cruzeiro no Mineirão

Nessa segunda (12), Belo Horizonte completa 125 anos de existência. Segunda capital da história do Estado de Minas Gerais, foi também uma das primeiras cidades planejadas do Brasil. Além disso, teve entre seus prefeitos um dos mais importantes políticos brasileiros e que também é mineiro: Juscelino Kubitschek. Dentre as suas contribuições para Minas, está a construção do complexo da Lagoa da Pampulha.

Lagoa que é cercada pela avenida Otacílio Negrão de Lima, prefeito que antecedeu JK. Além disso, a Lagoa é próxima ao Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão que foi inaugurado em 1965. Maior palco do futebol mineiro, sobretudo pelos momentos marcantes que o Cruzeiro Esporte Clube viveu nele. Confira abaixo, alguns desses momentos da raposa no Gigante da Pampulha:

Cruzeiro bate o Santos de Pelé em 1966

Logo no seu segundo ano de existência, o Mineirão recebia o primeiro jogo da final da Taça Brasil de 1966. De um lado estava o Cruzeiro de Raul, Wilson Piazza, Dirceu Lopes, Tostão, Natal entre outros. Enquanto do outro lado estava o Santos de Gilmar, Carlos Alberto Torres, Pelé, Pepe e etc.. Portanto, como era de se esperar, foi um jogão onde o Cruzeiro surpreendeu e se impôs vencendo por 6×2. Na volta em São Paulo, a raposa venceu novamente e levantou a taça.

Cruzeiro conquista a América

10 anos depois, o Cruzeiro protagonizou outro grande feito no Mineirão. Dessa vez, na Taça Libertadores da América de 1976, onde precisava vencer o 3° jogo da final contra o River Plate. O jogo não foi fácil, afinal, mesmo saindo 2 vezes a frente, a equipe celeste viu a equipe argentina empatar. Contudo, aos 88 minutos do segundo tempo, brilhou a esperteza de Joãozinho fazendo o gol do título. Pela primeira vez, o Cruzeiro conquistou a América. Nomes como Raúl, Nelinho, Piazza, Zé Carlos, Jairzinho, Palinha, Joãzinho entre outros, marcaram a conquista.

A tríplice Coroa

Um pouco mais adiante, especificamente em 2003, o Cruzeiro viveu um ano mágico. Capitaneado por Alex e pelo técnico Wanderlei Luxemburgo, o Maior de Minas conquistou a tríplice coroa: Campeão Brasileiro, Campeão da Copa do Brasil e Campeão Mineiro. Todos, conquistados no Mineirão. O título Brasileiro, após vencer vencer o Paysandu enquanto a Copa do brasil após vencer o Flamengo com casa cheia. Já o título mineiro veio com vitória sobre o Atlético.

Elenco base: Gomes; Maurinho (Maicon), Cris (Luisão), Edu Dracena e Leandro; Maldonado, Augusto Recife (Felipe Melo), Wendell (Zinho / Martinez) e Alex; Aristizábal (Márcio Nobre) e Mota (Deivid).

O maior campeão

Por fim, vale lembrar do maior campeão da Copa do Brasil. Atualmente a raposa é a equipe que tem mais títulos do torneio, sendo 6 ao todo. Desses, as taças de 1993, 2000 e 2017 foram levantadas em pleno Mineirão. Foram nomes marcantes dessas conquistas: Célio Lucio, Cleisson e Roberto Gaúcho (1993); Sorín, Ricardinho, Cléber, Oséas e Geovanni (2000); Fábio, Rafael Sóbis e Arrascaeta (2017).

Diego Marinho

Mineiro, 31 anos. Graduado em História, setorista do Cruzeiro no Diário Celeste.

Veja mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo