Notícias

Ministério Público recomenda banimento das torcidas organizadas de Cruzeiro e Atlético após conflito que causou morte de torcedor

Conflito aconteceu durante a última rodada do Campeonato Mineiro no final de semana

Em publicação na tarde desta segunda-feira (4), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) recomendou o banimento das torcidas organizadas Máfia Azul (Cruzeiro) e Galoucura (Atlético). A recomendação vem após conflito que causou a morte de Lucas Elias Vieira, torcedor do Cruzeiro.

No comunicado, o Ministério Público ressaltou que a Máfia Azul e Galoucura estão proibidas de frequentar estádios no território nacional e seus respectivos entornos nos dias de jogos, respeitando um raio de cinco mil metros.

A Máfia azul deve ser banida até março de 2028 e a Galoucura até 4 de março de 2026. No entanto, para que o banimento seja válido de fato, é necessária sua ratificação por parte da Federação Mineira de Futebol.

Depois, deverá ser publicada no site da entidade e da Confederação Brasileira de Futebol constando na Resolução das entidades organizadoras dos campeonatos de futebol que tenham a participação do Cruzeiro Esporte Clube e Clube Atlético Mineiro.

O banimento temporário consistirá na proibição do uso, porte e exibição de qualquer vestimenta, faixa, bandeira, instrumento musical ou qualquer objeto que possa caracterizar a presença da torcida nos estádios ou seus respectivos entornos nos dias de jogos.

Ademais, vale ressaltar que as torcidas organizadas de Cruzeiro e Atlético já vinham de banimento anterior. A Máfia Azul havia sido banida temporariamente até março de 2026, enquanto a Galoucura havia cumprido banimento entre 2022 e 2023.

O conflito entre Máfia Azul e Galoucura aconteceu no sábado (2), Avenida Tereza Cristina, na Região do Barreiro, em Belo Horizonte. Nesse mesmo dia, Cruzeiro e Atlético jogaram na capital mineira pela última rodada da fase classificatória do Campeonato Mineiro.

Diego Marinho

Mineiro, 31 anos. Graduado em História, setorista do Cruzeiro no Diário Celeste.

Veja mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo