EstatísticasNotícias

Cruzeiro 102 anos: confira maiores goleadas da história do clube mineiro

Nessa segunda (2) o Cruzeiro fez 102 anos. Uma das equipes mais vencedoras e tradicionais do futebol brasileiro, passou por fases diversas desde a sua fundação, em 2 de janeiro de 1921. Nascido Palestra, tornou-se Cruzeiro em 1942 após medidas do presidente Getúlio Vargas diante do contexto da 2° Guerra Mundial.

Entretanto, apesar da mudança, sejam feitas por italianos, brasileiros natos ou naturalizados, as goleadas fazem parte e contam um pouco da história do futebol masculino nos 102 anos da instituição. Confira abaixo algumas das maiores goleadas da raposa em competições que disputou na sua história:

A primeira grande goleada

Em um momento onde o futebol se popularizava cada vez mais, tendo a participação também de operários e trabalhadores, o Società Sportiva Palestra disputava o Campeonato da Cidade. Logo, em 1928, o Palestra Itália venceu o Alves Nogueiroa por sonoros 14×0. A goleada foi a maior daquela disputa e contava com uma equipe formada por italianos que fundaram o clube.

Goleada sobre o Uberlândia em 92

Pouco mais de 90 anos depois, dessa vez pelo Campeonato Mineiro, a raposa aplicou uma grande goleada sobre o Uberlândia. Com a presença de Nonato, um dos ídolos da história do clube e de outros nomes marcantes no clube, venceu a equipe alviverde por 7×0. Os gols da partida foram marcados por Toto (3), Betinho (2), Afonso e Agnaldo. CLIQUE AQUI para conferir os gols.

Goleada na campanha do título da Copa do Brasil de 96

Em 1996 o Cruzeiro escreveria mais um capitulo vitorioso na sua história. Naquele ano, a raposa conquistou o 2° dos seus 6 títulos da Copa do Brasil. Após eliminar o Juventude do Acre na segunda fase, goleou o Vasco por 6×2 no jogo de volta das oitavas de final. Além do título, ídolos como Dida, Nonato, Palhinha, Ricardinho, Marcelo Ramos, Roberto Gaúcho e o técni Levir Culpi, estiveram nessa grande campanha.

Ademais, vale ressaltar a importância daquele jogo, como bem ressaltou o craque Marcelo Ramos: “As goleadas de 6 a 2 sobre o Vasco, em São Januário, e depois aqueles 4 a 0 sobre o Corinthians, no Independência, nos deram a certeza de que a gente poderia chegar ao título. Foram resultados que nos deram confiança, fortaleceu o grupo e passamos a acreditar no objetivo.”

Goleada sobre o Bahia em 2003

O ano era 2003, e nesse ano, o Cruzeiro conquistava a tríplice coroa com um grande elenco que tinha em Alex sua estrela maior. Assim, em alguma momento, fatalmente uma goleada viria. Ela veio sobre o Bahia na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2003, coroando o título estrelado. Alex marcou 5 vezes, enquanto Mota e Augusto Recife fecharam o placar num sonoro 7×0 sobre a equipe baiana.

Goleada sobre o Alianza Lima em 76

Outra goleada marcante foi sobre o Alianza Lima, na Libertadores da América 1976. Naquela edição, a raposa chegaria ao seu primeiro título continental, contudo, pelo caminho marcou 7 gols sobre a equipe peruana em pleno Mineirão. O nome do jogo foi Jairzinho, o furacão da Copa de 70, que balançou a rede 4 vezes. Além dele, Palhinha também fez uma partida memorável marcando 3 vezes.

Maior goleada sobre o maior rival

Por fim, uma goleada sempre lembrada pelo cruzeirenses foi conseguida em 2011. Naquele ano o Cruzeiro brigava contra o rebaixamento e tinha na última rodada do Campeonato Brasileiro a oportunidade de escapar. Para isso, precisava vencer justamente seu maior rival, o Atlético. Porém, diferente do que esperava, fez 6 gols sobre a equipe alvinegra e escapou da degola.

Um dos nomes daquele elenco, e protagonista na vitória, Roger relembrou da goleada e de sua importância: “Foi um jogo de superação. De uma atuação individual importantíssima. E de uma atuação coletiva muito boa. E foi um jogo que me colocou na história do clube, me colocou praticamente como o responsável por aquela goleada. Só tenho a agradecer por esse jogo ter me colocado como um jogador muito querido pelos torcedores”

Diego Marinho

Mineiro, 31 anos. Graduado em História, setorista do Cruzeiro no Diário Celeste.

Veja mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo