Notícias

Quais tendências estão surgindo antes dos próximos jogos do Cruzeiro

A equipe celeste segue na briga no Brasileirão, e está na semifinal da Copa do Brasil

Receba as principais notícias do Cruzeiro no seu WhatsApp!

Ícone WhatsApp Seguir

A reta final do Brasileirão vai ser cheia de desafios para a Raposa. Com uma semifinal de Copa do Brasil em Dezembro, e uma briga acirrada pela garantia do G-4, o Cruzeiro se vê imerso num cenário brasileiro de alta pressão na arbitragem. O clube pode garantir o retorno de alguns atletas, afastados por lesão, reforçando o elenco para esse final de temporada.

Confira abaixo as principais tendências para os próximos jogos do Cruzeiro.

Semifinal de Copa do Brasil 

Com os sorteios de mando de campo marcados para 22 de Outubro, o Cruzeiro vai descobrir como enfrentará o Corinthians nas semifinais da Copa do Brasil. A equipe tem grande expectativa pelo título da competição, que oferece em 2025 uma premiação recorde. Na história, o Cruzeiro é o maior campeão da competição, somando seis títulos, e o sonho do heptacampeonato está mais vivo do que nunca.

Na Copa do Brasil deste ano, o Cruzeiro já arrecadou cerca de R$ 21 milhões para os cofres do clube, tendo em vista sua participação desde a terceira fase. Com um eventual título, esse montante poderia subir até R$ 98 milhões.

É difícil fazer uma previsão para o jogo contra o Corinthians, tendo em vista que os confrontos da semifinal ocorrem apenas em dezembro. Atualmente, o time paulista faz uma campanha de meio de tabela no Brasileirão.

O foco do Timão é conquistar uma vaga na Sul-americana. Portanto, se você gosta de apostar no Brasileirão, vale a pena pensar em um palpite Corinthians melhor odds hoje. Os próximos confrontos podem ser decisivos para o estado anímico da Fiel.

Vaga na Copa Libertadores

O fim da temporada promete fortes emoções para o torcedor celeste. Atualmente em 3º lugar no Brasileirão, o clube parece próximo de garantir uma vaga na Copa Libertadores de 2026. Essa é a expectativa de Leonardo Jardim, que, em entrevista após o clássico contra o Atlético Mineiro, destacou a campanha recorde de Flamengo e Palmeiras:

“O projeto para nós é lutar pela classificação (para a Libertadores), e é isso que vamos lutar. Se vier outra coisa, se os times bobearem, mas o Flamengo e Palmeiras não vejo muitas hipóteses de bobearem, porque estão fazendo quase recorde de pontos neste campeonato, que é um dos melhores campeonatos dos últimos anos.”

A diferença atual para o 5º colocado, o Botafogo, é de 10 pontos. Já a distância para o líder Palmeiras chega a 8 pontos, havendo, ainda, um jogo de diferença. O Cruzeiro, portanto, se vê em uma distância considerável para os times fora do G-4, mas com um caminho difícil para alcançar a liderança do campeonato. 

A reta final do Campeonato Brasileiro, porém, não parece ser das piores. Há um jogo decisivo contra o Palmeiras, no dia 26 de outubro. Antes disso, enfrenta o Fortaleza, que, com a recente derrota para o Vasco da Gama, afundou ainda mais no Z-4. Nos jogos restantes, o Cruzeiro enfrenta uma série de adversários abaixo da 10ª colocação: Grêmio, Vitória, Santos e Juventude, com ótimas oportunidades para somar pontos.  

Tensão com a arbitragem

O clima tenso com a arbitragem não é exclusividade do Cruzeiro. Nos jogos válidos pela 27ª rodada do Brasileirão, Grêmio e São Paulo teceram duras críticas à conduta dos árbitros e do VAR, imergindo o campeonato em um tensão palpável. Pelo andar da carruagem, a reta final do Brasileirão promete ainda mais polêmicas.

No clássico do dia 15 de outubro, Jardim criticou as decisões do juiz da partida. As críticas do comandante cruzeirense se basearam no lance de escanteio que antecedeu o gol do rival, bem como no número excessivo de cartões vermelhos apresentados na partida.  

Não é possível prever que tipo de influência a má arbitragem brasileira pode ter nos jogos do Cruzeiro. Os erros parecem ter um resultado aleatório, ora beneficiando, ora prejudicando os mesmos times. Logo, em um campeonato tenso, com poucas rodadas restantes, é importante manter o olhar atento a uma arbitragem que, cada vez mais, está sob pressão.

Retorno de lesões

Na reta final do Brasileirão, o Cruzeiro pode contar com o lateral-direito Fagner, que vem se recuperando de uma fratura na fíbula direita, ocorrida em um jogo pela Copa do Brasil. Tendo recentemente completado dois meses de recuperação, o atleta transicionou para a etapa de recuperação física. Agora, precisa ser reintegrado nos treinos da equipe para que possa ser utilizado pelo técnico Leonardo Jardim.

O futuro do jogador, porém, ainda é incerto na Raposa. Emprestado pelo Corinthians, o jogador tem contrato somente até o fim do ano. A continuidade do lateral-direito no Cruzeiro depende de sua compra. O sentimento é positivo nos bastidores do clube, mas uma avaliação completa é necessária para definir o negócio. Fagner atuou em apenas 16 dos 49 jogos do Cruzeiro na temporada.

Considerações finais

O Campeonato Brasileiro de 2025 é um dos mais equilibrados dos últimos tempos. Mesmo com uma campanha boa, faltando 10 rodadas para o fim, o Cruzeiro chega com uma distância considerável do primeiro lugar. Pelo que se sabe dos bastidores, Leonardo Jardim já projeta o 2026 do Cruzeiro, e a vaga na Copa Libertadores é um dos focos do treinador.

Mas o coração do torcedor ainda bate forte por um troféu na atual temporada: seja no Brasileirão ou na Copa do Brasil, onde o Cruzeiro fez história como primeiro hexacampeão. O heptacampeonato pode estar virando a esquina!

Redação

A redação do Diário Celeste é composta por jornalistas cruzeirenses, que cobrem diariamente o Cruzeiro.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo