Notícias

Presidente da transição para SAF: veja como foi a passagem de Sérgio Santos Rodrigues no Cruzeiro

Presidente da associação do Cruzeiro, Sérgio Santos Rodrigues vai encerrar sua passagem no dia 31 de dezembro de 2023. Assim, ele vai sair tendo feito 2 mandatos: 2020 (mandato “tampão); 2020 a 2023 (presidente da associação).

Sérgio Santos Rodrigues assumiu a presidência do Cruzeiro pela primeira vez em maio de 2020, ano sucessivo ao rebaixamento que aconteceu em 2019. Situação possível após vencer Ronaldo Granata com 269 votos do total de 351.

O Cruzeiro vivia um contexto difícil, sobretudo devido a escândalos e corrupções feitos pela diretoria anterior, que por sua vez, causaram o rebaixamento. Logo, focou em retornar com a equipe a série A, mas ainda sofrendo com respingos de problemas causados sobretudo pelo antigo presidente, Wagner Pires de Sá.

Sérgio Santos Rodrigues buscou se aproximar da torcida utilizando a internet, e também tentou utilizar a imagem de ídolos do clube, como o goleiro Fábio. Um exemplo disso foram suas lives, que durante um período foram realizados com frequência no canal oficial do Cruzeiro no Youtube.

Reeleito para o triênio de 2021 a 2023, ele teve em 2021 uma oportunidade: viu na recente lei das SAF’s uma possibilidades para solucionar a gigantesca dívida do Cruzeiro. Assim, Sérgio Rodrigues encabeçou todo o processo que deu transição para a SAF, que aconteceu nesse mesmo ano. Contudo, vale ressaltar que em 2021 ainda tiveram momentos difíceis, como a greve dos jogadores.

Um pouco depois, Sérgio Rodrigues ao lado da XP, foi novamente importante no processo de compra da SAF do Cruzeiro por Ronaldo (90% do total). Assim, o departamento de futebol e alguns outros setores ficaram com a SAF de Ronaldo, enquanto outros esportes ficaram na associação: basquete, vôlei e futsal, por exemplo.

Onde, a SAF ficou responsável por quitar a dívida do clube com todos os credores, a longo prazo. Processo possível devido a aprovação da Recuperação Judicial, que aconteceu ainda no mandato de Sérgio Santos Rodrigues, em 2023.

Diego Marinho

Mineiro, 31 anos. Graduado em História, setorista do Cruzeiro no Diário Celeste.

Veja mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo