O Cruzeiro contratou recentemente o técnico Fernando Seabra, e como afirmou o próprio diretor de futebol, o clube procura também um auxiliar técnico. Um dos nomes especulados foi o de Alex, mas o ex-jogador negou que tenha sido procurado, segundo informação de Dimara Oliveira (O Tempo).
Segundo informações, Alex e outros nomes importantes foram procurados, como Cris e Filipe Luís. Ademais, ainda conforme a informação, Alex negou que tenha recebido proposta, ou sequer um contato da diretoria do Cruzeiro para ser auxiliar técnico.
Atualmente Alex está sem clube, tendo feito seu último trabalho em 2023, quando treinou o Avaí durante a disputa de parte do Campeonato Catarinense. Anteriormente, ele havia feito um estágio no Cruzeiro, tendo contato com a comissão técnica de Paulo Pezzolano.
Ainda como técnico, Alex iniciou sua carreira em 2021, onde treinou a categoria sub-20 do São Paulo, permanecendo até 2022.
História no Cruzeiro
Como jogador, Alex deixou saudades no torcedor do Cruzeiro. Pois, no clube viveu o auge da sua carreira, sendo o principal nome do Cruzeiro de 2003. Na temporada o clube conquistou o Campeonato Mineiro, o Campeonnato Brasileiro e a Copa do Brasil.
Apesar de ser meio-campo, Alex destacou-se também nos gols: 39 gols e 39 assistências. Ao todo, somando todas as passagens, Alex marcou 64 gols em 122 jogos pelo Cruzeiro.