Há 54 anos, Cruzeiro e Porto se enfrentavam na Venezuela
A equipe celeste venceu nos pênaltis após empate por 0 a 0 no tempo normal
Em setembro de 1970 o Cruzeiro viajou até a Venezuela para a disputa do Troféu Triangular de Caracas. Essa competição amistosa era muito prestigiada e contou com dez edições que foram disputadas entre os anos de 1958 e 1981. No dia 6 de setembro de 1970, o Maior de Minas venceu o Porto.
No entanto, ao longo dos anos a competição recebeu diversos outros nomes, como “Torneo de Caracas”, “Copa Navidad de Caracas”, “Troféo Julio Bustamante e Oldemario Ramos”, “Copa Ciudad de Caracas”, entre outros.
Em 1970 o torneio triangular foi disputado no Estádio Olímpico Universitário, na capital Caracas, e contou também com a participação do Porto, de Portugal, e do Celta de Vigo, da Espanha.
Em sua estreia na competição, no dia 5 de setembro, o Cruzeiro enfrentou e venceu o Celta de Vigo, da Espanha, pelo placar de 1X0. Tostão marcou o gol da equipe celeste. Na primeira rodada disputada em 02 de setembro, o Porto venceu o Celta por 2X1.
Cruzeiro faz história ao vencer o Porto em 1970
Como Cruzeiro e Porto haviam vencido em seus jogos de estreia na competição, o jogo entre as equipes marcado para o dia 6 de setembro definiria o campeão da competição. A partida foi extremamente equilibrada e terminou empatada em 0x0. O empate levou a decisão para os pênaltis.
Nas penalidades o Cruzeiro levou a melhor sobre o Porto e venceu pelo placar de 4×1. Tostão, Brito, Piazza e Darci Menezes Marcaram para o Cruzeiro. Raul Plassmann defendeu duas penalidades. Com o resultado a equipe celeste conquistou o título da competição.
Ficha Técnica do Jogo
Data: 06 de setembro de 1970
Motivo: Torneio Triangular de Caracas
Estádio: Olímpico Universitário
Local: Caracas, Venezuela
Cruzeiro
Jogadores: Raul, Pedro Paulo, Brito, Fontana, Vanderlei, Zé Carlos, Piazza, Dirceu Lopes, Natal, Tostão e Rodrigues. Técnico: Ílton Chaves
Porto
Jogadores: Armando, Valter, Riera, Mancia, Rolando, Povo, Viene, Chico, Gomes, Lima e Manuel. Técnico: Alberto Teixeira
Placar: Cruzeiro 0X0 Porto – (4X1 após pênaltis)
Os detalhes do confronto entre Cruzeiro e Porto
Em 1977 o Cruzeiro voltou a disputar a competição e conquistou o seu segundo título.
Em 1970 houveram duas edições do Torneio, o Botafogo venceu em fevereiro, o Cruzeiro em setembro. O clube carioca, que venceu três edições do torneio (1967, 1968 e 1970) considera as conquistas como campeonato mundial.