Notícias

Cruzeiro compra mais 20% de Eduardo Pape; veja divisão dos direitos

Raposa compra mais 20% dos direitos econômicos do meia de 17 anos

Receba as principais notícias do Cruzeiro no seu WhatsApp!

Ícone WhatsApp Seguir

O Cruzeiro deu mais um passo para assegurar o futuro de uma de suas principais promessas das categorias de base. O clube oficializou a aquisição de mais 20% dos direitos econômicos do volante Eduardo Pape, aumentando sua participação para 70% no jogador de 17 anos.

A movimentação já havia sido antecipada pelo Diário Celeste em abril e agora foi concluída pela diretoria celeste. Com a operação, o Azuriz, do Paraná, permanece com 25% dos direitos do atleta, enquanto os 5% restantes pertencem ao próprio jogador. Além disso, Pape teve seu contrato renovado com a Raposa até dezembro de 2029.

Considerado uma das maiores joias da base cruzeirense, Eduardo Pape ganhou ainda mais destaque após sua participação no Campeonato Sul-Americano Sub-17. Vestindo a camisa da Seleção Brasileira, o meia marcou quatro gols em cinco partidas e terminou a competição entre os principais artilheiros do torneio.

O desempenho chamou a atenção do mercado internacional. Pessoas próximas ao atleta confirmam a existência de sondagens e conversas com clubes europeus interessados em acompanhar sua evolução. Apesar disso, o Cruzeiro afirma que ainda não recebeu propostas oficiais pelo jogador.

Internamente, a expectativa é de que uma eventual negociação futura possa atingir cifras expressivas. A avaliação leva em conta o potencial técnico do atleta, sua projeção internacional e a multa rescisória para clubes do exterior, fixada em 100 milhões de euros. Nos bastidores, existe a percepção de que o Cruzeiro poderá exigir valores próximos ou superiores a 30 milhões de euros em uma futura transferência.

A oficialização da compra foi informada inicialmente por Samuel Venâncio e pela Central da Toca, e confirmada pelo Diário Celeste.

Números na seleção

Ademais, com os 2 gols marcados nos amistosos, Eduardo Pape chegou a 6 gols pela Seleção Brasileira Sub-17, quatro deles marcados no Campeonato Sul-americano. Assim, ele se firma cada vez mais como uma referência técnica e uma das lideranças da equipe, tendo em vista que tem sido o capitão do time.

Trajetória

Catarinense, Eduardo Pape tem apenas 17 anos, e chegou ao Cruzeiro em 2023, atuando inicialmente no sub-15. Posteriormente, em 2024, foi promovido ao sub-17 e, em 2025, ao sub-20, tornando-se um dos titulares. Dessa forma, foi fundamental na campanha do título da Copinha de 2026.

Assim diante do grande desempenho, o Cruzeiro renovou o contrato com ele, estendendo o vínculo até janeiro de 2029. Por fim, vale ressaltar que, também com a equipe mineira, ele assinou seu primeiro contrato profissional em 2025.

João Paulo

João Paulo é jornalista com passagens pela VAVEL e Portal 1921. Desde 2021 atua como setorista do Cruzeiro Esporte Clube, com apurações exclusivas sobre o clube.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo