Há 25 anos, Cruzeiro conquistava a Recopa Sul-Americana
A equipe celeste garantiu o título após vencer os dois jogos contra o River Plate
O Cruzeiro comemora nesta segunda-feira (23) os 25 anos da conquista da Recopa Sul-Americana de 1998. O título celeste foi conquistado após duas boas vitórias da raposa contra o River Plate, da Argentina.
Essa foi a nona edição da Recopa Sul-Americana, a competição de 1998 foi disputada em dois jogos entre o Cruzeiro, campeão da Copa Libertadores da América de 1997, e o River Plate, vencedor da Supercopa da Libertadores de 1997.
Por dificuldades em encontrar datas e desacertos com patrocinadores a disputa, que inicialmente estava marcada para acontecer em abril de 1998, só foi disputada em 3 de agosto e 23 de setembro de 1999. Os dois jogos foram também válidos pela Copa Mercosul de 1999.
O Cruzeiro venceu as duas partidas e se sagrou campeão. No primeiro jogo, que foi disputado no Estádio Mineirão em 3 de agosto, a Raposa venceu a equipe argentina pelo placar de 2X0 com gols de Müller e Geovanni.
No jogo de volta, disputado em 23 de setembro no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, Argentina, o Cruzeiro não tomou conhecimento do River Plate e venceu a partida pelo placar de 3×0. Geovanni, aos 18’, Marcelo Ramos aos 37’e Gustavo aos 92′ marcaram os gols que garantiram a inédita conquista celeste.
Após o título do Cruzeiro em pleno Monumental de Núñez o sistema de irrigação do estádio foi ligado e as luzes apagadas, fato que impediu que a raposa desse a volta olímpica no estádio. O troféu de campeão só foi entregue a equipe celeste nos vestiários.
Ficha Técnica do Jogo
Data: 23 de setembro de 1999
Motivo: Recopa Sul-Americana de 1998
Estádio: Monumental de Núñez
Local: Buenos Aires, Argentina
Gols: Giovanni, Marcelo Ramos e Gustavo
Cartões amarelos: Escudero, Gómez e Martín Cardetti (RIV) e Giovanni e Ricardinho (CEC)
Cartões vermelhos: Gancedo e Roberto Trotta (RIV) e Cris (CEC)
Cruzeiro
Jogadores: André Döring, Gustavo, Marcelo Djian, Cris, André Luiz, Marcos Paulo, Ricardinho, Donizetti Amorim (Djair), Paulo Isidoro, Giovanni (Marcelo Ramos) e Alex Alves (Espínola). Técnico: Levir Culpi.
River Plate
Jogadores: Roberto Bonano, Gustavo Lombardi, Roberto Trotta, Norberto Acosta, Leonardo Ramos, Guillermo Pereyra (Garcé), Damián Álvarez (Álvarez), Leonel Gancedo, Marcelo Escudero (Gómez), Nelson Cuevas e Martín Cardetti.