Artur Jorge revela assédio do mercado aos jogadores do Cruzeiro e aponta qual seu papel nas contratações; confira
Clube mineiro teve algumas saídas e pode perder uma peça muito importante do elenco
Receba as principais notícias do Cruzeiro no seu WhatsApp!
Além de analisar a vitória sobre o Defensor, Artur Jorge falou sobre as movimentações do Cruzeiro no mercado da bola. O treinador revelou, em tom de preocupação, que muitos jogadores do Cruzeiro foram assediados por outros clubes. Além disso, respondeu sobre qual é o seu papel nesse processo, ao lado dos membros da diretoria do clube mineiro:
“Foi um mercado que nos preocupou mais pela questão das vendas do que das compras. Tivemos muitos jogadores assediados, muitas propostas sobre a mesa pelos nossos jogadores, porque desempenharam para ter essa procura.”,
começou dizendo o treinador sobre as propostas.
A resposta de Artur Jorge veio após uma pergunta sobre a estreia de Gabriel Rojas, contratado para substituir Kaiki, vendido ao futebol italiano. Kaiki foi revelado nas categorias de base do Cruzeiro e era um dos principais atletas da equipe desde 2025, com atuações que o colocaram no radar do futebol internacional. Assim, mesmo com a tentativa do clube mineiro de renovar seu contrato, ele acabou optando por se transferir para o futebol italiano.
Para seu lugar chegou Gabriel Rojas, um dos destaques do Racing e do futebol argentino nos últimos anos. Além disso, o lateral esteve entre os pré-convocados da Argentina para a Copa do Mundo de 2026. Assim, Artur Jorge complementou afirmando que, mesmo diante de saídas inevitáveis, como a de Kaiki, o foco é manter um elenco equilibrado:
“Nossa grande preocupação foi manter a equipe equilibrada. Podemos acrescentar em uma ou outra peça qualidade e competitividade à equipe, mas também estarmos preparados e capacitados para responder às saídas, repondo com o perfil que entendemos. O tempo, os jogos e a adaptação do atleta vão dizer muito, mas queremos acreditar que dará certo. E conseguir compor a equipe diante das entradas e saídas, com o perfil que eu, enquanto técnico, desejo, e também dentro daquilo que é possível para o Cruzeiro buscar nesta altura.”,
complementou Artur Jorge.
Papel no clube
Ademais, em outra pergunta sobre o mercado da bola, Artur Jorge foi questionado sobre qual é o seu papel tanto nos processos de chegadas quanto de saídas de jogadores. E respondeu: “O meu papel é tentar, juntamente com o presidente, com o dono, com o Bruno Spindel e com o Joaquim, da parte do scout, termos uma harmonia de pensamentos para podermos olhar sempre para aquilo que é o melhor para o Cruzeiro. Há momentos em que nós temos que ceder e saber que esta proposta ou aquela é importante para o clube e temos que vender, outras que recusamos. Nós recusamos propostas por jogadores do Cruzeiro.”
Ainda na resposta, o português ressaltou que sua principal responsabilidade é comandar os aspectos técnicos e táticos da equipe: “Também termos um alinhamento nas chegadas. Obviamente que a minha, enquanto técnico, e como líder daquilo que é o processo da equipe para aquilo que é o seu comportamento técnico-tático. A minha última palavra é sempre aquela que valida a chegada ou não de atletas, e essa responsabilidade eu assumo e tenho.”
Por fim, salientou: “Sendo que eu peço, e tenho esse papel também de pedir à estrutura que trabalha comigo nesta área, para podermos escolher e perceber se temos capacidade e se o jogador se adapta e se encaixa naquilo que nós queremos para o Cruzeiro. Não só hoje, mas também num processo que queremos de médio e longo prazo para um Cruzeiro que consiga estar constantemente nos lugares de cima e capaz de lutar por objetivos maiores.”
Saídas no Cruzeiro
Em relação ao time titular, o Cruzeiro perdeu apenas o lateral-esquerdo Kaiki, vendido ao Como por 14 milhões de euros. As demais saídas envolveram, em sua maioria, jogadores que não vinham sendo utilizados: Walace e Bruno Alves (emprestados). Além de Janderson, Kaiquy Luiz, Gustavo Zago e William Fernando.
Até o momento, a única contratação do Cruzeiro para a sequência da temporada é Gabriel Rojas, ex-Racing.