Notícias

Análise: Paulo Pezzolano muda saída de bola e funções de laterais na vitória do Cruzeiro sobre a Caldense

O Cruzeiro foi até Poços de Caldas e conseguiu uma vitória muito importante sobre a Caldense, pela quarta rodada do Campeonato Mineiro. A Veterana saiu na frente, mas a Raposa conseguiu a virada, com direito a gol de Edu no último minuto da partida.

Neste confronto, Paulo Pezzolano fez algumas modificações na equipe do Cruzeiro. E isso é importante para o começo de temporada. O treinador precisa conhecer o elenco. E, por mais que tenham os treinamentos, é necessário o conhecimento na prática, durante as partidas e todos os componentes que a disputa traz para analisar um jogador. Veja a análise da partida abaixo, feita pelo Tática Didática.

No jogo contra a Caldense, Pezzolano mudou a saída de bola. Ao invés de ter um lateral auxiliando os zagueiros na primeira fase de construção, na partida deste sábado (05), o treinador colocou Adriano, volante, para ajudar Maicon e Mateus Silva. Com isso, os laterais tiveram mais liberdade para atacar.

E neste ponto, outra mudança. Nos outros jogos, como os laterais ajudavam na saída de bola, apenas um ia para o ataque. Contra a Veterana, ambos os laterais faziam o corredor ofensivo, colocando mais jogadores no campo de ataque adversário. Essa é uma ótima maneira da equipe ter amplitude (ou seja, alargamento do campo) e encontrar espaços na defesa adversária.

A vitória foi suada, sofrida, e com requintes de crueldade. Mas segue um roteiro muito bem definido pelo Cruzeiro: usar o Campeonato Mineiro para que Pezzolano encontre a formação e o sistema tático ideal para a equipe. Veja a análise do Tática Didática.

Veja mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo