Notícias

1 anos atrás, Cruzeiro retornava a Série A; veja recordes e elenco campeão

No dia 21 de setembro de 2022, o Cruzeiro conseguiu assegurar seu retorno a elite do futebol brasileiro, a Série A do Campeonato Brasileiro. Um acesso demorado, mas que foi extremamente comemorado pelo mais de 50 mil torcedores no Mineirão na vitória sobre o Vasco, e outros 9 milhões de torcedores celestes em Minas, no Brasil e no mundo.

O jogo coroou um caminha extremamente vitoriosa, mas que não começou tão bem. Afinal, com um técnico e um elenco novo, montado pela gestão da SAF de Ronaldo, o Cruzeiro patinou no início da Série B: perdeu para o Bahia (1ª rodada) e empatou com a Tombense (3ª rodada). Porém, após vitória sobre o Londrina, a raposa manteve-se na parte de cima da tabela, de onde não saiu mais.

Recorde no acesso e no título

Campeão e com a melhor campanha em 2008, o Corinthians era até então a equipe a conseguir o acesso com mais antecedência, na 32ª rodada. Mas perdeu o posto para o Cruzeiro, que após vencer o Vasco na 31ª rodada, conseguiu o acesso matematicamente em 2022. Diante de um Mineirão lotado, Filipe Machado, Edu e Luvannor fizeram os gols celestes,

Além disso, também superando a campanha corintiana em 2008, o Cruzeiro tornou-se o campeão da Série B com mais rodadas de antecedência. O feito foi possível após a sonora goleada celeste sobre a Ponte Preta, fora de casa (4×1) e a combinação das derrotas do Grêmio e Bahia para o Sampaio Correa e Chapecoense.

Despedida no Mineirão e recorde de público

Já campeão e com o acesso em mãos, o Cruzeiro despediu-se da sua torcida no jogo contra o CSA, no Mineirão. Algoz da raposa no rebaixamento em 2019, e pedra no sapato nas temporadas seguintes, era uma questão de honra para o Cruzeiro vencer ele. Assim, com muita emoção e de virada, a raposa venceu por 3×2 diante de mais de 60 mil torcedores.

Elenco campeão

  • Goleiros: Rafael Cabral (54 jogos), Gabriel Mesquita (1 jogo) e Denivys (0 jogos)
  • Laterais: Geovane Jesus (39 jogos), Matheus Bidu (39 jogos), Rômulo (26 jogos), Kaiki (6 jogos), Wesley Gasolina (9 jogos), Rafael Santos (15 jogos)
  • Zagueiros: Eduardo Brock (49 jogos), Zé Ivaldo (33 jogos), Lucas Oliveira (49 jogos), Luís Felipe (3 jogos), Pedrão (2 jogos), Wagner Leonardo (6 jogos), Ruan Santos (1 jogo)
  • Volantes: Neto Moura (28 jogos), Filipe Machado (38 jogos), Willian Oliveira (43 jogos), Pablo Siles (5 jogos)
  • Meias: Daniel Jr. (38 jogos), Fernando Canesin (23 jogos), João Paulo (16 jogos), Leo Pais (18 jogos), Pedro Castro (23 jogos), Chay (6 jogos), Miticov (4 jogos) Ageu (1 jogo)
  • Atacantes: Edu (48 jogos), Jajá (21 jogos), Bruno Rodrigues (18 jogos), Luvannor (31 jogos), Marquinhos Cipriano (7 jogos), Rafa Silva (18 jogos), Rodolfo (21 jogos), Stênio (5 jogos), Waguininho (20 jogos), Lincoln (9 jogos), Vitor Leque (6 jogos), Breno Teixeira (6 jogos), Juan Christian (4 jogos), Matheus Xavier (3 jogos), Marcelinho (2 jogos), Jhosefer (1 jogo)
  • Técnico: Paulo Pezzolano

Diego Marinho

Mineiro, 31 anos. Graduado em História, setorista do Cruzeiro no Diário Celeste.

Veja mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo