Futebol FemininoNotícias

CBF utilizará bolas temáticas na 14° rodada do Brasileiro Feminino em referência ao Outubro Rosa

A CBF, como outras entidades, vai procurar conscientizar as mulheres da importância da prevenção ao câncer de mama. Assim, a entidade utilizará bolas temáticas com a cor rosa, em referência ao Outubro Rosa. Ademais, vale destacar que, o mês de Outubro é mundialmente o mês de prevenção e combate ao câncer de mama.

O que é? Quais são os sintomas? Quais são os métodos de prevenção? Como é o tratamento?

Assim, o câncer de mama é majoritariamente comum entre as mulheres, mas pode acontecer também em homens. Pois, ele é um tumor maligno que ataca o tecido mamário, sendo um dos tipos mais comuns. Portanto, estima-se que a cada ano surjam 29% novos casos no Brasil e 25% no mundo. Ademais, segundo relatório do Atlas da mortalidade em 2018, 17.763 mil mulheres e 189 homens morreram vítimas dele.

Dentre os sintomas, estão: surgimento de nódulo (caroço) fixo e geralmente indolor; surgimento de pele avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito; surgimento de pequenos nódulos nas axilas ou pescoço e saída espontânea de liquido anormal dos mamilos.

Vale ressaltar que não existe um método específico de prevenção, mas estima-se que cerca de 30% dos casos podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como: praticar atividade física; alimentar de forma saudável; manter o peso corporal adequado; evitar o consumo de bebidas alcoólicas; amamentar e evitar o uso de hormônios sintéticos. Ademais, novamente vale ressaltar que o tratamento depende da fase em que a doença se encontra. Portanto, vários tratamentos podem ser utilizados, sendo, desta forma, imprescindível o acompanhamento médico.

Quanto antes, melhor!

Assim, é muito importante que sempre que a mulher se sentir confortável, fazer o auto exame nas mamas. Pois, a detecção precoce aumenta a possibilidade de tratamentos menos agressivos e com taxas de sucesso satisfatórias. Por fim, e muito importante, lembre-se sempre: Quanto antes, melhor.

Todos os dados utilizados aqui foram retirados do site do INCA (Instituto Nacional do Câncer).

Veja mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo