Notícias

Uruguaio Paulo Pezzolano completa 1 ano como treinador do Cruzeiro

Há 1 ano atrás, no dia 3 de janeiro de 2022, Paulo Pezzolano era anunciado pelo Cruzeiro. O uruguaio chegou em um período de reconstrução do clube, trazido pela gestão de Ronaldo que tinha como objetivo maior o retorno a Série A do Campeonato Brasileiro.

Vencendo a desconfiança com trabalho

Contudo, se hoje ele é adorado, no começo teve que encarar a desconfiança da torcida estrelada. Na oportunidade, o Cruzeiro vinha de dois anos na disputa da Série B com vários técnicos, inclusive alguns com a alcunha de “especialistas de acesso” que não conseguiram vingar no clube.

Além disso, Pezzolano diferente de outros treinadores, tinha apenas 6 anos de experiência. Ao longo dos seus 38 anos de idade, ele havia dirigido apenas o Torque, o Liverpool do Uruguai e o Pachuca. Contudo, ele mostrou a que veio organizando um esquema tático efetivo e extraindo o melhor de cada atleta.

Dessa forma, o coletivo do Cruzeiro se destacou. Prova disso são a quantidade de jogos dos atletas. Onde, grande parte dos jogadores não foi titular em toda a temporada. Mas, quando esteve em campo, teve ótimo desempenho e fortaleceu o grupo.

Recordes quebrados

Assim, o Cruzeiro de Pezzolano conseguiu quebrar alguns recordes da disputa da Série B. Primeiro, a raposa se tornou a equipe a conseguir o acesso com maior antecedência na história da disputa. Além desse, foi também a equipe a conseguir o título da Série B com mais rodadas de antecedência.

Mas o uruguaio fez história também no Cruzeiro. Pois, com o título da Série B de 2022, ele se tornou o único técnico estrangeiro a ser campeão na história da raposa. Diante disso, ele renovou seu contrato e vai ter a oportunidade de fazer mais um bom trabalho na Série A de 2023.

Diego Marinho

Mineiro, 31 anos. Graduado em História, setorista do Cruzeiro no Diário Celeste.

Veja mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo