Notícias

“Pedir desculpas pelo desempenho”: Luiza Parreiras fala após eliminação do Cruzeiro no Brasileiro Feminino

Diretora do futebol feminino reconheceu desempenho abaixo do esperado

Receba as principais notícias do Cruzeiro no seu WhatsApp!

Ícone WhatsApp Seguir

Após a eliminação para o Corinthians no Campeonato Brasileiro Feminino, a diretora de futebol feminino do Cruzeiro, Luiza Parreiras, concedeu entrevista coletiva e pediu desculpas à torcida pelo desempenho abaixo das expectativas na temporada. Além disso, a dirigente comentou as contratações realizadas pelo clube, a preparação para a Libertadores e os planos para o futuro da modalidade.

Luiza pede desculpas à torcida do Cruzeiro

Logo no início da entrevista, Luiza Parreiras assumiu a responsabilidade pelo desempenho das Cabulosas e reconheceu que os resultados ficaram abaixo do esperado para 2026.

“Primeiro momento, minha fala é diretamente para a torcida do Cruzeiro. Um sentimento de responsabilidade, de pedir desculpas pelo desempenho que foi aquém do que estava planejado, do que as Cabulosas alcançaram em 2025 e do que se esperava em 2026. Mas a gente sabe da nossa responsabilidade para o restante da temporada.”

A diretora, portanto, destacou que o Cruzeiro ainda terá dois compromissos importantes até o fim do ano: a Libertadores e o Campeonato Mineiro, competição na qual busca a manutenção do título.

“O Cruzeiro, esse ano, ainda disputa uma Libertadores e o Mineiro, manutenção do título. A gente segue com muita coragem e responsabilidade para o restante da temporada, sabendo que tivemos duas eliminações precoces nas duas competições nacionais, na Copa do Brasil e no Brasileiro. Mas o nosso dever é seguir com muita responsabilidade para representar as Cabulosas nessas duas competições até o final da temporada.”

Cruzeiro se prepara para a Libertadores

Na sequência, Luiza falou sobre a preparação para a Libertadores. Segundo a dirigente, além da recuperação física, o clube terá de trabalhar também a parte psicológica das jogadoras após as eliminações nacionais.

“Uma temporada de muita superação por tudo que passamos. Seguimos em frente. O Cruzeiro foi ao mercado e, nessa janela, conseguimos movimentar para pelo menos manter a equipe competitiva. Essa é a intenção. Agora, a gente tem pouco tempo para recuperar para a Libertadores.”

Além disso, Luiza ressaltou que a própria participação inédita do Cruzeiro na competição continental pode servir como motivação extra para o elenco.

“Além da recuperação física, a gente tem a recuperação da motivação, que, por si só, disputar uma Libertadores já é uma motivação extra para a gente. É a primeira vez na história das Cabulosas e, como o Cruzeiro segue sempre querendo ser protagonista no futebol feminino, agora é o tempo que a gente tem para descansar e bolar uma estratégia para essa competição de tiro curto.”

Por fim, a diretora destacou a importância da competição para o crescimento do futebol feminino do Cruzeiro.

“Além da importância para a gente, acho que valida cada vez mais o protagonismo do futebol feminino do Cruzeiro.”

Diretora não descarta novos reforços

Questionada sobre a possibilidade de novas contratações antes do fechamento da janela, Luiza explicou que o Cruzeiro foi o clube que mais contratou no futebol feminino durante a janela do meio do ano. A movimentação aconteceu, principalmente, para repor as perdas provocadas pelas lesões.

“Nessa janela de meio do ano, o Cruzeiro foi a equipe do futebol feminino que mais contratou, até porque a gente precisava repor diante das várias lesões que a gente sofreu. Como eu disse, o nosso objetivo era continuar competitivo, como a gente acredita que segue.”

A dirigente também afirmou que o clube ainda analisa oportunidades no mercado antes do encerramento do período de inscrições.

“A gente tem uma semana para essa janela fechar, até o dia 11 de setembro, considerando qualquer possibilidade de contratação para a Libertadores. O mercado do futebol feminino é um pouco diferente, então a gente não tem tantas opções do ponto de vista competitivo para agregar à equipe, mas a gente segue procurando.”

Além disso, Luiza reforçou que o Cruzeiro oferece condições financeiras e estruturais para que o departamento busque novos nomes.

“A gente trabalha com oportunidade. É um clube que nos dá todas as condições, tanto financeiras quanto de estrutura de trabalho e de qualidade dos profissionais que aqui estão. Havendo possibilidade, acredito que sim.”

Lesões pesaram no desempenho do Cruzeiro

Luiza também foi questionada sobre o que deu errado durante o processo que culminou na eliminação para o Corinthians. Para a diretora, não existe um único fator responsável pelo desempenho abaixo das expectativas.

“Olha, identificar um erro específico, acredito que não. A gente sofreu, obviamente, com toda essa dificuldade por conta das lesões. Perdemos nossas principais atletas em algumas posições. Isso traz não só impacto técnico, mas também psicológico, além do impacto de remanejar a estrutura da equipe.”

Apesar das dificuldades, a dirigente lembrou que o clube voltou ao mercado para tentar minimizar os problemas e manter o elenco competitivo.

“Mesmo assim, a gente foi ao mercado. O Cruzeiro nos deu abertura.”

Resultado não deve mudar investimento para 2027

Por outro lado, Luiza afirmou que a eliminação no Campeonato Brasileiro não deve alterar o planejamento de longo prazo do Cruzeiro para o futebol feminino.

“Respondendo à segunda pergunta, de forma nenhuma eu acredito que esse desempenho aquém esse ano vai atrapalhar os planos a longo prazo do Cruzeiro no futebol feminino. É um clube que apoia o futebol feminino, é uma gestão que pensa na modalidade.”

Nesse sentido, a diretora citou também o trabalho realizado nas categorias de base e a duração dos contratos das novas jogadoras como exemplos de um planejamento voltado para os próximos anos.

“Não é à toa que a gente vem trabalhando forte na estruturação da categoria de base e em ter uma equipe competitiva para os próximos anos. Se vocês acompanharam essas contratações que fizemos no meio do ano, são atletas que ficam pelo menos dois anos. Então, acho que, por si só, isso já é um trabalho de longo prazo.”

Por fim, Luiza destacou o crescimento da competitividade no futebol feminino brasileiro e afirmou que os clubes precisam continuar aumentando o nível de investimento na modalidade.

“O que eu acredito é que a gente trabalha em uma modalidade que cada vez se torna mais competitiva. A gente vai ter semifinais com confrontos inéditos. Se o Cruzeiro passasse, seria um confronto inédito também na semifinal. O mérito é de quem passou, o mérito é de quem está investindo.”

A diretora ainda projetou um movimento de maior investimento dos clubes no futebol feminino, especialmente com a proximidade da Copa do Mundo.

“Acho que esse é o movimento do futebol feminino. Acredito, sim, que os clubes vão vir agora com um pouco mais de cuidado, com um nível de investimento maior. Acho que é um movimento que a gente tem percebido, mas não no nível de retroceder. Pelo contrário. Acho que nenhum clube hoje no Brasil está passando por esse momento. A gente está querendo mesmo ser competitivo e aproveitar o movimento da Copa do Mundo do ano que vem.”

João Paulo

João Paulo é jornalista com passagens pela VAVEL e Portal 1921. Desde 2021 atua como setorista do Cruzeiro Esporte Clube, com apurações exclusivas sobre o clube.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo