Notícias

Jogadoras mais longevas, Vanessinha e Janaína fazem história no Cruzeiro com vaga inédita

Em 2019 o Cruzeiro iniciava o projeto do futebol feminino no clube, coordenado por Bárbara Fonseca com um grupo inicial de 22 atletas. Dentre elas, estavam a atacante Vanessinha e a lateral direita Janaína, que permanecem até hoje tornando-se as jogadoras mais longevas da história do clube. Assim, elas fizeram parte da grande campanha que culminou no acesso em 2019, como titulares.

Entretanto, mesmo após o vice-campeonato da A2 em 2019, em 2020 o Cruzeiro não conseguiu repetir o desempenho, mas teve uma pontuação razoável. Porém, na temporadas seguintes, ambas fizeram parte de elencos que tiveram desempenhos ruins, brigando para não cair (2021 e 2022). Contudo, a chave virou em 2023, com a montagem de um elenco mais experiente e qualificado, que culminou com a vaga inédita as quartas de final do Brasileiro Feminino A1.

Assim, apesar de terem passados por altos e baixos na equipe, Vanessinha e Janaína fizeram parte de toda a mudança da equipe feminina do Cruzeiro. Sendo importantes também, para o sucesso em 2023. Atualmente, Vanessinha (1ª – 93 jogos) e Janaína (2ª – 73 jogos) são as duas jogadores com mais jogos na história do clube. Ademais, com relação aos títulos, elas foram campeãs mineiras no Cruzeiro em 2019, vencendo o América na final.

Enquanto Janaína sempre se destacou pela raça, Vanessinha se destaca pela habilidade e gols. Portanto, ele é a maior artilheira da história do Cruzeiro com 33 gols, e também a autora de gols importantes: primeiro gol da história e o gol de número 150. Por fim, vale ressaltar que Vanessinha renovou seu contrato com o clube até o fim de 2024.

Veja mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo