Notícias

Fundamental na campanha do acesso, Rafael Cabral completa 1 ano de Cruzeiro

Essa quarta (18) é um dia especial para um dos jogadores celestes. Contratado em 18 de Janeiro de 2022 pelo Cruzeiro, Rafael Cabral completou 1 ano defendendo a meta estrelada. Mas, mais do que isso, foi um dos pilares da equipe que retornou com a raposa a Série A do Campeonato Brasileiro.

Titular absoluto, foi o jogador que mais vezes esteve em campo pelo Cruzeiro em 2022: 54 jogos. Para se ter uma ideia, ela jogou em 37 dos 38 jogos da equipe celeste na Série B do ano passado. Ademais, se destacou por grandes defesas em momentos importantes vencendo a desconfiança do torcedor cruzeirense: foi o goleiro que teve mais jogos sem sofrer gols na Série B.

A data foi relembrada pelo próprio goleiro em suas redes sociais, onde ele declarou: “1 ano no cabuloso Cruzeiro. Deus disse e fez! Como sempre! ELE é fiel. Meu coração é grato por tudo oq que vivi nesse ano. Foi fácil? Longe disso. Mas foi muito top. Obrigado Jesus, a glória é tu.”

Trajetória até chegar ao Cruzeiro

Rafael Cabral Barbosa iniciou sua carreira nas categorias de base do Santos, em 2010 e permaneceu até 2013. No peixe, atuou ao lado do Santos de Neymar, Ganso e cia., que fizeram história conquistando a Libertadores em 2011, sendo decisivo em alguns jogos.

Posteriormente, foi vendido ao Napoli, onde atuou de 2013 a 2018 chegando com grande currículo e status de promessa valiosa na posição. Entretanto, mesmo fazendo boas partidas, perdeu espaço no clube após chegada de Pepe Reina. Ao todo, foram 45 jogos, sendo a grande maioria deles na temporada 2014/2015.

Buscando mais oportunidades se transferiu para a Sampdoria para a temporada de 2018/2019. Por lá, o jogador teve menos espaço ainda e atuou em apenas quatro jogos. Dessa forma, foi para o futebol inglês onde se tornou titular Reading na temporada 2019/2020, fazendo 46 jogos, mas a equipe inglesa não atingiu seu objetivo na temporada que era o acesso a 1° divisão.

Contudo, lesionou a mão e acabou perdendo a titularidade na temporada seguinte. Assim, despertou o interesse de Ronaldo que o contratou para fazer parte do projeto de retorno da raposa a elite do futebol brasileiro.

Diego Marinho

Mineiro, 31 anos. Graduado em História, setorista do Cruzeiro no Diário Celeste.

Veja mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo