Notícias

FIFA pode suspender Cruzeiro e mais clubes brasileiros de competições da Conmebol; entenda

A relação entre a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e a FIFA não tem sido amistosa, muito devido a situação politica da confederação brasileira. Situação que pode colocar em cheque a participação das equipes brasileiras, como o Cruzeiro, nas competições organizadas pela Conmebol.

No dia 7 de dezembro de 2023, o TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) retirou Ednaldo Rodrigues do cargo de presidente da CBF, nomeando José Perdiz de Jesus para o seu lugar. Ademais, determinou um prazo de 30 dias úteis para realização de nova eleição para presidente.

A medida tomada pelo TJ-RJ acontece em resposta a uma ação movida pelo MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) ainda em 2018, questionando a diferença entre os critérios adotados pela CBF na eleição para presidente. Critérios que colocam pesos nos votos, indo contra Lei Pelé (Lei 9.615 de 1998).

Diante disso, a FIFA e a Conmebol emitiram um comunicado classificando José Perdiz de Jesus como “interventor”, destacando que “as associações membros da Fifa (caso da CBF) devem gerir os seus assuntos de forma independente e sem influência indevida de qualquer tipo de terceiros.”

Ainda no comunicado, as entidades declararam que enviarão missão conjunta ao Brasil durante a semana de 8 de janeiro de 2024“. Visando “se reunir com as respectivas partes interessadas para examinar a atual situação e trabalhar em conjunto para encontrar uma solução para a situação atual.”

Por fim, FIFA e Conmebol frisaram que “ nenhuma decisão que afete a CBF” deverá ser tomada até janeiro. Mas caso isso aconteça, “não terá outra opção senão submeter o assunto ao seu órgão de decisão relevante para consideração e decisão, que também pode incluir uma suspensão.”. Suspensão que pode impedir os clubes brasileiros de disputaram competições organizadas pela Conmebol, como a Copa Sul-americana que tem o Cruzeiro na disputa.

Diego Marinho

Mineiro, 31 anos. Graduado em História, setorista do Cruzeiro no Diário Celeste.

Veja mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo