Notícias

Diretor de competições da FMF explica motivos da mudança de formato de disputado do Campeonato Mineiro

Em entrevista hoje a Rede 98, o diretor de competições da FMF, Leonardo Barbosa falou sobre as mudanças no formato de disputa do Campeonato Mineiro já para 2023. Inicialmente, ele destacou que as mudanças foram feitas de forma unânime entre todos os clubes envolvidos, onde a federação atuou como sempre, apenas na mediação.

VAR em todos as fases

Posteriormente, Leonardo falou sobre o VAR, que será utilizado pela primeira vez, em todas as fases do campeonato, reconhecendo as criticas a a importância da tecnologia: “Sofremos muito esse ano com relação as criticas em relação a arbitragem, e são criticas plausíveis. Porque a partir do momento que você acostuma com o VAR, é dificil desacostumar. Então, a gente vem de um brasileiro com VAR em todas as rodadas, Copa do Brasil..”

Diante disso, ele complementou ressaltando o reconhecimento da entidade da utilização da tecnologia em todo o certame: “Ai quando você chegamos no campeonato esse ano, que o Var é só a parti das semifinais, acho que a tolerância do torcedor ao erro está muito menor. Então desde o final do campeonato começamos a trabalhar pra tetar viabilizar finceiramente o VAR para 2023, e conseguimos fazer isso. A federação vai arcar com todo o custo, algo em torne de R$ 3 milhões.”

Final deixou de ser jogo único

Outra mudança em relação a 2023 foi o retorno da final com dois jogos que, de acordo com Leonardo Barbosa, tem a ver com a redução do calendário: “Vai muito por conta da mudança do formato. Para 2023, ainda temos um contrato de direito de transmissão assinado que exige no mínimo 12 datas. Assim, para que essa mudança de formato fosse viabilizada, conseguiríamos respeitar as 12 datas do formato somente fazendo final ida e volta.”

Atualmente, a Globo é a transmissora do Campeonato Mineiro Masculino. O contrato foi assinado ainda em 2022, quando a emissora acertou com a Federação Mineira a transmissão de 2022 e 2023.

Diego Marinho

Mineiro, 31 anos. Graduado em História, setorista do Cruzeiro no Diário Celeste.

Veja mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo