Notícias

Conheça Ignes Helena, fundamental para crescimento da torcida do Cruzeiro após 1960

É extremamente conhecido o crescimento do Cruzeiro a partir da década de 60 em diante, passando por conquistas e também pelo Mineirão. Além disso, o nome de presidentes como Felício Brandi, também. Contudo, quando se fala em crescimento da torcida, uma mulher foi fundamental: Ignes Helena.

Ignes, segundo matéria de Wallace Graciano, do Núcleo de Estudos sobre Futebol, Arte e Linguagem (FULIA), foi peça chave para aumentar a torcida da raposa. Pois, como mostrou pesquisa do  jornal Estado de Minas, representava somente 26,7% dos torcedores mineiros em 1965. Enquanto, o Atlético ostentava 54,1%.

Quem foi Ignes Helena?

Redatora do caderno feminina, do jornal Correio de Minas, a paulistana Ignes Helena chegou em Belo Horizonte em 1958. Incialmente, convidada para trabalhar no Atlético, ela acabou indo para o Cruzeiro a convite do então presidente, Felício Brandi. A contratação veio após ela responder num programa na TV Alterosa que o Cruzeiro era seu time do coração.

Buscando utilizar o peso da conquista da taça Brasil de 1966 sobre o Santos, e gozando do apoio de dirigentes e jogadores, Ignes Helena revolucionou: abriu um espaço para a imprensa, um serviço de atendimento aos fãs que não deixava carta sem resposta, visitas dos jogadores às escolas para distribuição de material escolar promocional.

Dessa forma, Ignes Helena conquistou espaço e notoriedade. Assim, foi também a única mulher autorizada por João Saldanha  a entrar no Retiro dos Padres, concentração da Seleção Brasileira antes da Copa de 1970. Na oportunidade, ela convenceu o treinador da importância dos jogadores do Cruzeiro no grupo, responderem as correspondências dos fãs celestes.

Portanto, como era de se esperar, seu trabalho surtiu efeito. A “China-Azul” se tornou realidade. Na sequência da carreira, ela saiu da raposa e foi trabalhar na comunicação da Vale do Rio Doce, no Rio de Janeiro. Por lá permaneceu até 1997, quando se aposentou da profissão.

Diego Marinho

Mineiro, 31 anos. Graduado em História, setorista do Cruzeiro no Diário Celeste.

Veja mais

Um Comentário

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo