Notícias

Campeonato Mineiro: confira estádios que vão receber os jogos do estadual

Um dos campeonatos estaduais mais antigos do Brasil, o Campeonato Mineiro chega em 2023 a sua 109° edição. Edição que, além de contar com os tradicionais clubes da capital (Cruzeiro, Atlético e América), vai contar com mais 9 equipes: Athletic Club, Caldense, Democrata-GV, Democrata-SL, Ipatinga*, Patrocinense, Pouso Alegre, Tombense e Villa Nova.

Dessa forma, o torneio vai contar também com 12 estádios que vão receber os jogos entre janeiro e abril desse ano. Assim como os times, alguns estádios como o Mineirão, Independência, Alçapão do Bonfim, Ipatingão e Arena do jacaré carregam história a história do estadual. Contudo, os demais fazem parte da história do torneio e de Minas também. Confira abaixo um pouco da cada um dos estádios do Campeonato Mineiro de 2023:

Arena UNIMED

Casa do Athletico Club, o e Estádio Joaquim Portugal teve seus naming rights adquiridos pela UNIMED, que também patrocina o Athletic. Dessa forma, seu nome foi alterado para Arena UNIMED. O Estádio tem uma capacidade de 3,500 mil torcedores e está localizado em São João Del Rey, a 180 kilômetros de Belo Horizonte.

Estádio Pedro Alves Nascimento

Localizado na cidade de Patrocínio, o Estádio Municipal Pedro Alves Nascimento é a casa da Patrocinense. Construído em 1992, passou por reformas em 2017 para poder receber os jogos do Módulo I do Campeonato Mineiro. Onde, o jogo de reabertura foi um amistoso entre a Patrocinense e o Brasiliense, que contou inclusive, com a presença de Adriano Aro (presidente da FMF). A capacidade atual dele é de 10,250 mil pessoas.

Alçapão do Bonfim

Carregado de história e tradição, o Estádo Municipal Castor Cifuentes é popularmente conhecido como Alçapão do Bonfim. Casa do Villa Nova, foi construído entre 1900 e 1930 e foi onde também o Villa Nova conquistou o tetracampeonato mineiro em 1932-1933-1934-1935 e também o Supercampeonato Mineiro de 1951. Contudo, seu capacidade que já foi de 15 mil torcedores, foi reduzida para 5 mil visando a segurança e conforto dos torcedores.

Manduzão

Popularmente conhecido como Manduzão, o Estádio Municipal Irmão Gino Maria Rossi está localizado na cidade de Pouso Alegre, sendo portanto, casa do time que leva também o nome da cidade. Construido em 1996, já passou por diversas reformas e tem atualmente a capacidade de pouco mais de 26 mil torcedores.

Mamudão

Casa do Democrata-GV, o Estádio José Mammoud Abbas está localizado em Governador Valadares. Conhecido como Mamudão, foi construido em 1964 e já recebeu diversas partidas do Campeonato Mineiro. Dessas, já chegou a ter pouco mais de 15 mil torcedores em um jogo, mas atualmente, teve sua capacidade reduzida para pouco mais de 8 mil torcedores.

Ronaldão

Inaugurado em 1979, o Estádio Doutor Ronaldo Junqueira está localizado em Poços de Caldas. Casa da Caldense, já bateu recorde de público superior a capacidade atual que é de 7,600 mil torcedores. Além disso, também passou por reformas recentemente para poder receber o Campeonato Mineiro.

Ipatingão

Um dos estádios mais tradicionais fora da capital mineira, o Estádio Municipal João Lamego Netto é a casa do Ipatinga. Conhecido como Ipatingão, inclusive recebeu alguns jogos das equipes da capital em 2010, em função das reformas que estavam sendo feitas no Mineirão. Reformado, teve sua capacidade ampliada para 22,500 mil torcedores.

Arena do Jacaré

Outro estádio tradicional e com muita história em Minas é o Estádio Joaquim Henrique Nogueira, conhecido como Arena do Jacaré. Localizado em Sete Lagoas, é a casa do Democrata-SL e já recebeu jogos icônicos do futebol mineiro. Dentre eles, a goleada do Cruzeiro por 6×1 sobre o Atlético, que evitou o rebaixamento celeste em 2011. Atualmente, a capacidade do estádio é de 18,870 mil torcedores.

Estádio Soares de Azevedo

Conhecido como Gigante da 356, é a casa da Tombense e foi contruido em 2014. Dessa forma, é um dos estádios mais novos que fazem parte da disputa do Campeonato Mineiro. A capacidade atual do estádio que está localizado em Muriaé é de 13,971 mil torcedores.

Mané Garrincha

Construído em 1974, o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha fez parte dos estádios reformados para utilização na Copa do Mundo de 2014. Assim, subiu sua capacidade de 45 mil para pouco mais de 69 mil torcedores, e costuma receber jogos de competições variadas como o Campeonato Brasileiro. Assim, será utilizado no duelo entre América e Cruzeiro, pela 3° rodada do Campeonato Mineiro.

Mineirão

Maior palco do futebol mineiro, o Estádio Governador Magalhães Pinto está localizado em Belo Horizonte. Assim como o Mané Garrincha, fez parte dos estádios que receberam jogos da Copa do Mundo de 2014 e é também, utilizado com frequência em amistosos da seleção brasileira masculina. Ademais, é a casa do Cruzeiro e do Atlético, a muitas décadas. Logo, foi palco da várias conquistas da raposa. Atualmente tem uma capacidade atual de 61, 927 mil torcedores.

Independência

Também localizado na capital mineira, o Estádio Raimundo Sampaio é a casa do América, inclusive pertencendo a equipe alviverde. Construído entre 1947-1950, também passou por reformas em função da Copa do Mundo de 2014, quanto tornou-se a Arena Independência. Era o o principal estádio da capital antes de construção do Mineirão e, comporta atualmente, 23 mil torcedores.

* – Até momento, o Ipatinga segue no torneio, em função recente do STJD.

Diego Marinho

Mineiro, 31 anos. Graduado em História, setorista do Cruzeiro no Diário Celeste.

Veja mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo