Notícias

Alianza FC, Unión La Calera e Universidad Catolica: conheça os adversários do Cruzeiro na Sul-Americana

A equipe celeste integra o Grupo B da Copa Sul-Americana e vai em busca do título internacional

Na última segunda-feira (18), o Cruzeiro conheceu o seu grupo na Copa Sul-Americana, a equipe celeste integra o Grupo B, que também conta com Alianza FC, da Colômbia, Unión La Calera, do Chile e Universidad Catolica, do Equador.

É possível afirmar que entre os clubes do grupo B, o Cruzeiro é o time de mais tradição. Alianza FC, Unión La Calera e Universidad Catolica não estão entre os clubes mais tradicionais de seus países.

A estreia do Cruzeiro na Copa Sul-Americana acontecerá diante do Universidad Catolica, fora de casa. A tendência é que a partida já aconteça no início de abril, entre os dias 2 e 4. Vale ressaltar que no mesmo período, a equipe celeste estará na disputa da final do Campeonato Mineiro.

O Unión La Calera, do Chile, foi fundado em 1954, o clube manda suas partidas no Estádio Municipal Nicolás Chahuán, a equipe jamais conquistou a primeira divisão nacional, e acumula três conquistas da segunda divisão e, também foi campeão da terceira divisão em duas oportunidades.

Atualmente o Unión La Calera é comandado por Manuel Fernández, de 40 anos. O argentino assumiu a equipe no início de 2024, e anteriormente já havia comandado algumas equipes pouco conhecidas como o Club Ciudad Bol, da terceira divisão da Argentina, o Audax Italiano, do Chile e o Atlético Alvarado, da segunda divisão do campeonato argentino.

Fundado em 1963, o Universidad Catolica, do Equador, também não chegou a conquistar nenhuma vez o título nacional. No entanto, o clube já foi campeão da segunda divisão em três oportunidades, e da terceira divisão uma única vez.

A equipe equatoriana manda seus jogos em um estádio a 2.850 metros de altitude, no Estádio Olímpico Atahualpa. Atualmente o Universidad Catolica é comandado pelo argentino Jorge Célico, de 59 anos.

Jorge Célico acumula passagens por outras equipes como o Deportivo Garcilaso, Barcelona de Guayaquil e também já trabalhou na seleção equatoriana principal, e também na sub-20 e sub-23.

O Alianza FC traz uma curiosidade recente, o clube fundado em 1991, mandava seus jogos em Barrancabermeja, mas deixou a cidade e também mudou seu nome de Alianza Petrolera virou Alianza FC.

Além disso, o Alianza FC também mudou seu escudo e cores, abandonando o amarelo e preto, e passando a vestir vermelho, azul e branco. O clube manda seus jogos agora na cidade de Valledupar, no Estádio Armando Maestre Pajaveau.

Atualmente a equipe é comandada pelo colombiano César Torres, de 47 anos. O treinador está em sua segunda passagem pelo clube, e comandou outras equipes de pouco destaque, como Bogotá FC e Internacional de Palmira, ambos da segunda divisão.

Confronto
Universidad Catolica (EQU) x Cruzeiro
Cruzeiro x Alianza FC (COL)
Union La Calera (CHI) x Cruzeiro
Alianza FC (COL) x Cruzeiro
Cruzeiro x Union La Calera (CHI)
Cruzeiro x Universidad Catolica (EQU)

Veja mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo