Roberto Perfumo, ídolo do Cruzeiro

O ex-zagueiro Roberto Alfredo Perfumo marcou época não apenas no Cruzeiro, mas também no futebol sul-americano, ele é lembrado como um dos grandes defensores da história do futebol argentino.

Início na Argentina e reconhecimento internacional

Nascido em 3 de outubro de 1942, em Sarandí, na Argentina, Perfumo começou sua carreira no Racing Club, onde já se destacava e surgiu como um dos grandes zagueiros da história do futebol argentino. Conquistando diversos títulos locais e a Taça Libertadores de 1967, o jogador rapidamente chamou a atenção do cenário internacional.

A chegada ao Cruzeiro

No início dos anos 70, o Cruzeiro, sempre atento a talentos, trouxe Roberto Perfumo para o futebol brasileiro. No clube celeste, ele não apenas manteve seu padrão de excelência como elevou ainda mais seu status. O defensor se destacava pela sua capacidade de liderança, o fez ser apelidado de “El Mariscal”.

Ao lado de grandes nomes da época, Perfumo conquistou um tricampeonato mineiro nos anos de 1972, 1973 e 1974, além da Taça Minas Gerais no ano de 1973. Ao todo foram 141 jogos disputados com o manto estrelado e 6 gols marcados.

Legado de Perfumo

Ainda no Cruzeiro, Perfumo formou dupla de zaga com Procópio, que é tida por muitos como uma das melhores duplas de zagueiros da história do Cruzeiro Esporte Clube.

Após vestir a camisa do Cruzeiro entre 1971 e 1974, Perfumo ainda retornou à Argentina para atuar no River Plate, onde também conseguiu construir uma linda trajetória no futebol argentino.

Roberto Perfumo comentarista esportivo
Foto: Reprodução

Perfumo também teve a oportunidade de disputar duas Copas do Mundo com a Argentina, em 1966 e 1974. Após o término da sua carreira como jogador, o ex-defensor trabalhou como treinador e também como comentarista esportivo.

Curiosidade entre Cruzeiro e Perfumo

Um fato curioso sobre a história entre Cruzeiro e Perfumo, é que após deixar o clube celeste, o defensor chegou a reencontrar a equipe mineira na final da Copa Libertadores de 1976.

O ex-zagueiro atuou nos dois primeiros jogos, mas acabou ficando de fora da última partida por conta de uma suspensão. O Cruzeiro se consagrou campeão da Libertadores pela primeira vez em 1976.

Morte de Roberto Perfumo

Grande nome da história do Cruzeiro, Perfumo faleceu no dia 10 de março de 2016 em Buenos Aires, no Hospital Argerich, após sofrer um traumatismo craniano, em decorrência de uma queda em uma escada de um restaurante. Perfumo tinha 73 anos na época.

Botão Voltar ao topo