Futebol FemininoNotícias

CBF utilizará bolas temáticas na 14° rodada do Brasileiro Feminino em referência ao Outubro Rosa

A CBF, como outras entidades, vai procurar conscientizar as mulheres da importância da prevenção ao câncer de mama. Assim, a entidade utilizará bolas temáticas com a cor rosa, em referência ao Outubro Rosa. Ademais, vale destacar que, o mês de Outubro é mundialmente o mês de prevenção e combate ao câncer de mama.

O que é? Quais são os sintomas? Quais são os métodos de prevenção? Como é o tratamento?

Assim, o câncer de mama é majoritariamente comum entre as mulheres, mas pode acontecer também em homens. Pois, ele é um tumor maligno que ataca o tecido mamário, sendo um dos tipos mais comuns. Portanto, estima-se que a cada ano surjam 29% novos casos no Brasil e 25% no mundo. Ademais, segundo relatório do Atlas da mortalidade em 2018, 17.763 mil mulheres e 189 homens morreram vítimas dele.

Dentre os sintomas, estão: surgimento de nódulo (caroço) fixo e geralmente indolor; surgimento de pele avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito; surgimento de pequenos nódulos nas axilas ou pescoço e saída espontânea de liquido anormal dos mamilos.

Vale ressaltar que não existe um método específico de prevenção, mas estima-se que cerca de 30% dos casos podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como: praticar atividade física; alimentar de forma saudável; manter o peso corporal adequado; evitar o consumo de bebidas alcoólicas; amamentar e evitar o uso de hormônios sintéticos. Ademais, novamente vale ressaltar que o tratamento depende da fase em que a doença se encontra. Portanto, vários tratamentos podem ser utilizados, sendo, desta forma, imprescindível o acompanhamento médico.

Quanto antes, melhor!

Assim, é muito importante que sempre que a mulher se sentir confortável, fazer o auto exame nas mamas. Pois, a detecção precoce aumenta a possibilidade de tratamentos menos agressivos e com taxas de sucesso satisfatórias. Por fim, e muito importante, lembre-se sempre: Quanto antes, melhor.

Todos os dados utilizados aqui foram retirados do site do INCA (Instituto Nacional do Câncer).

Diego Marinho

Mineiro, 31 anos. Graduado em História, setorista do Cruzeiro no Diário Celeste.

Veja mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo