Marcelo Moreno, ídolo do Cruzeiro

  • Nome Completo: Marcelo Martins Moreno
  • Apelido: Marcelo Moreno, flecheiro azul
  • Nascimento: 18/06/1987
  • Jogos pelo Cruzeiro: 147 jogos
  • Gols pelo Cruzeiro: 54 gols
  • Títulos pelo Cruzeiro: Campeonato Mineiro (2008 e 2014), Campeonato Brasileiro (2014)

Trajetória de Marcelo Moreno no Cruzeiro

Boliviano, Marcelo Moreno começou a jogar futebol profissionalmente em 2003, sendo revelado pelo Oriente Petrolero aos 15 anos. Depois, atuou entre 2005 e 2007 no Vitória, despertando o interesse do Cruzeiro, que o contratou em 2007. Onde, fez seu primeiro gol diante do Fluminense no Mineirão pela 20ª rodada da Série A do Brasileiro: Cruzeiro venceu por 4 a 2.

Foto: Alexandre Guzanshe

No ano seguinte, fez dupla com Guilherme, marcando 8 gols na Libertadores, tornando-se um dos artilheiros do torneio. Além disso, ficou eternizou-se na memória do torcedor cruzeirense, marcando o primeiro gol do icônico 5×0 no primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro. Por fim, encerrou sua passagem em maio de 2008: fez 36 jogos e marcou 21 gols.

Assim ganhou o apelido de flecheiro azul, e conseguiu uma enorme identificação com o torcedor cruzeirense. Logo, retornou em 2014 para cravar de vez seu nome como um dos ídolos da história do clube: “Estou voltando pra casa, é lindo, sentia muitas saudades, vim pra fazer muitos gols. Tomara que seja um ano especial, sei que posso render muito e espero me encaixar o mais rápido possível no grupo e na equipe” – disse Marcelo Moreno.

Assim, primeiro fez parte do grupo que conquistou o Campeonato Mineiro de forma invicta, vencendo o Atlético na final. Posteriormente, integrou, ao lado de Ricardo Goulart e outros, o poderoso Cruzeiro que conquistou o tetracampeonato brasileiro: com 15 gols cada, Moreno e Goulart foram os artilheiros do torneio. Além disso, marcou 24 gols e com 45 gols no total, tornou-se o maior artilheiro estrangeiro da história da raposa, saindo em 2015 para jogar na chinês.

Alguns anos depois, em 2020, ele retornou para fazer sua terceiro passagem, e foi recebido com festa na antiga sede do clube, no Barro Preto. Como o clube havia acabado de ser rebaixado, ele veio com a missão de ajudar a equipe na volta a Série A, porém, o Cruzeiro acabou não conseguindo. Por fim, ele encerrou sua passagem em 2021, e conseguiu retomar seu posto de maior artilheiro estrangeiro da história celeste: Arrascaeta havia ultrapassado ele. Assim, chegou aos 54 gols, e encerrou sua passagem em 2021.

Números de Marcelo Moreno pelo Cruzeiro

O atacante Marcelo Moreno é o quarto estrangeiro com mais jogos pelo Cruzeiro, ao todo foram 147 partidas disputadas e 54 gols marcados. O boliviano teve três passagens pela Raposa, entre 2007 e 2008; depois em 2014; e por último de 2020 a 2021.

Botão Voltar ao topo