Notícias

Ministérios Públicos e Defensoria pedem paralisação do futebol e clássico pode ser suspenso

No próximo domingo (11) acontece o clássico entre Cruzeiro e Atlético, pela 9ª rodada do Campeonato Mineiro. Aos menos é o que está previsto para acontecer, mas a partida pode ser adiada.

A informação foi divulgada na manhã desta sexta-feira (09), pelo O Tempo. Segundo as informações, os Ministérios Públicos do Trabalho, Federal e do estado de Minas e a Defensoria Pública da União expediram, na tarde da última quinta-feira (08) recomendação conjunta à Federação Mineira de Futebol e à Secretaria de Saúde do Governo de Minas Gerais, para que sejam suspensas as partidas, de qualquer campeonato.

O pedido é por conta dos números de disseminação da Covid-19 nas últimas semanas. Além disso, na nota é possível ver que a recomendação é para que seja paralisado qualquer campeonato, feminino ou masculino, profissional ou da base.

Confira a nota oficial

Os Ministérios Públicos do Trabalho (MPT/MG), Federal (MPF/MG) e do estado de Minas (MPMG) e a Defensoria Pública da União (DPU) expediram, na tarde desta quinta-feira, 8, recomendação conjunta à Federação Mineira de Futebol (FMF) e à Secretaria de Saúde do Governo de Minas Gerais, para que sejam suspensas as partidas de qualquer campeonato de futebol, “seja nacional, regional, estadual ou local; feminino ou masculino; profissional ou das categorias de base e intermediárias”. 
No documento, as instituições recomendam que os jogos de competições nacionais, regionais ou estaduais só devem ser retomados quando a situação epidemiológica permitir.
A recomendação foi expedida em razão dos níveis alarmantes de disseminação da Covid-19 nas últimas semanas, que provocaram um aumento da média móvel de mortes diárias pela doença e levaram à decretação de medidas restritivas às atividades não essenciais em diversos estados brasileiros. 
No documento os signatários citam dados divulgados pela imprensa registrando 320 casos de Covid-19 entre atletas e equipes técnicas durante a Série A do Campeonato Brasileiro de 2020, bem como sucessivos surtos nos clubes de futebol ao longo do campeonato que indicam “insuficiência dos protocolos e medidas adotas pela CBF e pelas Federações para evitar o contágio dos profissionais envolvidos na competição.
O descumprimento das medidas recomendadas poderá implicar na adoção de providências administrativas e judiciais contra os responsáveis que se mantiverem inertes em relação à situação apresentada na recomendação.

Veja mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo