Notícias

Ministério Público pede o banimento de organizada do Cruzeiro por 6 meses

O Ministério Público de Minas Gerais se manifestou nesta segunda-feira (29), após um ataque que aconteceu contra torcedores do Atlético-MG. O ato teria sido de torcedores ligados à Máfia Azul, torcida organizada do Cruzeiro.

Um torcedor do Atlético, vitima da emboscada que aconteceu no último domingo (28), morreu nesta segunda-feira.

O pedido do Ministério Público à Federação Mineira de Futebol, é que a torcida organizada Máfia Azul, seja banida por seis meses, nos dias de jogos, em todos os estádios do país, em um raio de cinco mil metros de seus respectivos entornos.

Ainda de acordo com o documento, a recomendação entre em vigor a partir desta segunda-feira, e tem duração de seis meses.

O órgão ainda destacou que notificou o Cruzeiro, e também a presidência da torcida organizada, para que seja apresentado no prazo de 10 dias a manifestação.

Nota oficial divulgada pelo MPMG

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 14ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Belo Horizonte, expediu, nesta segunda-feira, dia 29 de novembro, Recomendação à Federação Mineira de Futebol (FMF) para recomendar o banimento da torcida organizada Máfia Azul, do Cruzeiro Esporte Clube, nos dias de jogos, em todos os estádios do país e num raio de cinco mil metros de seus respectivos entornos. A medida, que tem caráter educativo, deve entrar em vigor a partir de hoje e tem duração de seis meses, recomenda o MPMG.

De acordo com o documento, o “banimento temporário consiste na proibição do uso, porte e exibição de qualquer vestimenta, faixa, bandeira, instrumento musical, ou qualquer objeto que possa caracterizar a presença da torcida organizada”. 

A iniciativa ocorreu devido à interceptação, pela Máfia Azul, de um ônibus com torcedores do Atlético Mineiro, no bairro Novo Indústria, na região do Barreiro, em Belo Horizonte, no último domingo, 28/11. Segundo o MPMG, o ato de violência contou com arremessos de paus, pedras, barras de ferro e colocou em risco a vida de torcedores associados, não associados e inclusive de famílias.  

O Ministério Público notificou a presidência do Cruzeiro e a presidência da torcida Máfia Azul para que apresentem manifestação no prazo de 10 dias. A Polícia Militar também foi notificada, por meio do Comando de Policiamento Especializado do Batalhão de Choque, para que seja feita a divulgação interna e externa, inclusive para as polícias militares dos outros estados, e seja prestado auxílio na fiscalização e no cumprimento das medidas.

O MPMG recomendou ainda que a Máfia Azul não utilize suas sedes nos dias de jogos, sob pena de multa de R$ 50 mil.

Veja mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo