Futebol FemininoNotícias

Futebol feminino do Cruzeiro disputará três competições em 2022

É nítido a crescente do futebol feminino no Brasil. Com isso, as competições que já existiam estão se estruturando cada vez mais, sobretudo as organizadas pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Diante disso, além do Campeonato Brasileiro, a entidade criou uma competição inédita que se inicia em 2022: Supercopa do Brasil de Futebol Feminino.

Além disso, existem também os campeonatos estaduais que, no caso do mineiro, tem sido disputado pelo Cruzeiro desde 2019 (ano da criação da equipe feminina). Portanto, diante de todo esse cenário de mudanças e crescimentos, a equipe celeste não ficou de fora, estando incluída na disputa de três competições na temporada 2022: Supercopa do Brasil, Campeonato Brasileiro A1 e Campeonato Mineiro.

Título inédito

A Supercopa do Brasil é uma competição inédita, tendo sua primeira edição nesse ano. Ademais, o sistema de disputa será eliminatório em duelos de quartas de final, semifinal e final, com início no dia 06/02 e término dia 13/02. Além do Cruzeiro, estão na disputa também: Corinthians, Esmac, Flamengo, Grêmio, Internacional, Palmeiras e Real Brasília.

Sobre os critérios de seleção para a disputa, as equipes escolhidas foram as 8 melhores dentre as 12 melhores colocadas na primeira fase do Campeonato Brasileiro A1 de 2021 e as 4 melhores colocadas no Campeonato Brasileiro A2 de 2021, sendo 1 por federação. Confira mais detalhes aqui!

CBF definiu data e horário dos sorteios dos duelos.

Nova chance no Brasileirão Feminino

O Campeonato Brasileiro Feminino existe desde 2013. No entanto, no atual formato (série A1 e A1), existe desde 2017, onde o maior campeão é o Corinthians. Porém, o torneio nunca foi vencida por uma equipe mineira, e nesse aspecto, o Cruzeiro vai ter uma nova oportunidade de fazer uma campanha melhor do que nos anos anteriores. A competição tem início previsto para 06/03 e fim previsto para 25/09.

Mas, nesse ano, a competição vai trazer também um clássico mineiro. Pois, o Atlético garantiu o acesso a divisão de elite no ano passado, assim como o Cruzeiro havia feito em 2019. Vale ressaltar que, o Cruzeiro leva superioridade no clássico com 2 vitórias contra 1 do rival, enquanto houveram 3 empates.

Marília a Carol Soares comemoram gol que deu a vitória ao Cruzeiro no clássico pela primeira fase do Mineiro. Foto: André Araújo

Campeonato Mineiro Feminino

Ainda sem data definida de início, a competição estadual tradicionalmente é a que fecha a temporada do futebol mineiro. Portanto, deve acontecer após o fim do Campeonato Brasileiro e, de certo, as 3 equipes da capital (Cruzeiro, Atlético e América) devem participar como de praxe. Atualmente, o Cruzeiro tem 1 título do torneio, que foi conquistado em 2019.

Cruzeiro comemorando título do Campeonato Mineiro de 2019. Foto: Vinnicius Silva

Veja mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo