NotíciasVai e Vem

Conheça Giovanni, lateral que está chegando ao Cruzeiro

O lateral-esquerdo Giovanni, de 31 anos, é o novo reforço do Cruzeiro. O jogador vem do Bahia, sem custos de transferência, por ter tido seu contrato encerrado com o tricolor. O jogador tem passagens por equipes como Fluminense, América, Ponte Preta e Bahia, e assinou com o Cruzeiro até o fim de 2021.

Giovanni é um jogador que surgiu no interior do futebol paulista, e podemos resumir que seu maior destaque no futebol nacional foi no América. E por lá, ele trabalhou com o Enderson Moreira, que é o atual treinador do Cruzeiro. E será o seu comandante em mais uma oportunidade.

Além de ser um velho conhecido do treinador, Giovanni também já trabalhou com o Ricardo Drubscky, diretor de futebol da equipe celeste. Foi quando Drubscky comandou a equipe do Fluminense, e o lateral pertencia ao elenco do clube carioca. No Fluminense, Giovanni também já havia trabalhado com o Enderson Moreira, em 2015.

Passagem com título pelo América

O jogador foi Campeão da Série B com o América em 2017, atuando em 17 jogos da equipe do Coelho na competição nacional, e marcando 2 gols. Durante a temporada de 2017 o Giovanni atuou em 30 partidas, marcou três gols. Em 2017 no entanto, o lateral também atuou pelo Náutico, antes de ir para o América.

Na temporada seguinte, após conquistar a Série B pelo América, o lateral-esquerdo seguiu na equipe para a disputa da Série A, foram 35 jogos em que atuou em 2018, sendo 4 deles saindo do banco de reservas. Novamente Giovanni marcou gols, desta vez foram 5 gols marcados na temporada.

Giovanni é um jogador de 1,82 de altura, tem uma boa imposição física, o que acaba tornando-o um bom jogador na bola aérea. No entanto, tecnicamente o jogador tem suas limitações, o que ele acaba tentando compensar com sua força física, que sempre foi um dos seus pontos fortes.

Ida para o Bahia, após passagem pela Ponte Preta

No ano de 2019 o lateral começou atuando na Ponte Preta, e durante a temporada acabou indo para o Bahia. O número de jogos na temporada acabou caindo, foram apenas 20 jogos, sendo 15 deles como titular. No Campeonato Brasileiro o lateral atuou apenas em 10 jogos.

No entanto, um fato que fez Giovanni atuar menos em 2019, foi a lesão que sofreu, ele rompeu o tendão de aquiles, durante um treino, faltando 7 rodadas para o término do Brasileirão. O jogador no entanto, só voltou a ficar a disposição para jogar em 2020.

Mas se em 2019 o jogador já não estava recebendo muitas oportunidades no Bahia, em 2020 o Giovanni não atuou pelo tricolor. Juninho Capixaba vinha sendo o titular antes da parada por conta da pandemia, e Roger Machado, treinador do Bahia, não vinha utilizando o Giovanni.

Características e curiosidades do lateral

Giovanni é um lateral-esquerdo de origem, mas no Bahia ele também já atuou como terceiro homem de meio-campo. E durante a sua carreira no futebol brasileiro, já atuou mais avançado, também pelo lado esquerdo.

Uma curiosidade do Giovanni, é que o jogador é irmão do também, lateral-esquerdo, Emerson Palmieri, que atua no Chelsea. Emerson surgiu no Santos, e já teve passagens pelo Palermo e pela equipe do Roma.

Giovanni chega para ser titular?

É difícil cravar se o Giovanni dará certo, ou não, no Cruzeiro. No entanto, o jogador é uma aposta do Enderson Moreira, ele chega com aval do treinador, que o conhece muito bem. Já que trabalhou com ele no Fluminense e no Bahia.

Giovanni está longe de ser o lateral-esquerdo dos sonhos do torcedor cruzeirense. Mas nós sabemos da grave crise financeira que o Cruzeiro vive, o que dificulta a contratações de jogadores de pontas. E com experiência na disputa da Série B, Giovanni pode ser importante para o Cruzeiro.

Conheça um pouco do lateral Giovanni:

Veja mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo