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Balanço das atividades do Conselho Gestor

Na próxima segunda-feira (01), o novo presidente Sérgio Santos Rodrigues, inicia oficialmente o seu mandato. Com isso, o Conselho Gestor encerra os seus trabalhos no Cruzeiro. Através do site oficial do clube, o Conselho Gestor divulgou o balanço das atividades realizadas no clube.

Durante cinco meses, o Conselho Gestor administrou o Cruzeiro, após a renúncia do ex-presidente Wagner Pires de Sá. Durante esses cinco meses, o conselho teve que viver com vários processos na justiças, por conta de dívidas não pagas do clube, por conta da péssima gestão anterior.

O Conselho Gestor teve um importantíssimo trabalho de renegociar dívidas, além do importante trabalho na readequação salarial dos atletas. Onde o clube conseguiu encaixar o salário de todos os atletas em 2020, no teto salarial definido pelo clube.

Sem dúvida alguma o principal trabalho do Conselho Gestor, foi na redução da Folha Salarial. A redução foi de 81% (de 16 para 3 milhões/mês), economia anual de R$ 156 milhões.

Outra importante ação foi a da proposta do Novo Estatuto, que inclusive já foi encaminhada a todos os Conselheiros para discussão. E agora dependerá da aprovação ou não do Conselho Deliberativo.

No site oficial do Cruzeiro, foi divulgado todas as ações do Conselho Gestor no clube. Uma importante ação, para a transparência com o torcedor. Para que a gente possa acompanhar e avaliar o trabalho realizado no clube.

Conselho Gestor – Ações no Cruzeiro

CLUBE

• Redução de 81% da folha salarial geral (de 16 para 3 milhões/mês), economia anual de R$ 156 milhões;

• Finalização da proposta do Novo Estatuto, já encaminhada a todos os Conselheiros para discussão;

• Início da renegociação com os clubes que geraram processos na FIFA;

• Retorno do Cruzeiro ao PROFUT;

• Redução da punição da CBF quanto ao mando de campo;

• Mudança na Comissão Técnica de Futebol;

• Mudança da Diretoria de Futebol Profissional e da Base;

• Renegociações de contratos com atletas e Comissão Técnica do Futebol Profissional;

• Análise de todos os contratos de aquisição de jogadores e negociação com agentes;

• Intenção na retomada e busca de parceiros para volta do atletismo;

• Novo relacionamento e valorização as equipe de vôlei Sada Cruzeiro;

ADMINISTRATIVO

• Economia de mais de R$ 25 milhões/ano, com a revisão de todo o quadro de colaboradores, sendo desligados 110 funcionários e prestadores de serviço;

• Renegociação com credores e fornecedores;

• Desativação de dois andares da Sede Administrativa, para diminuição de gastos com energia e manutenção;

• Cancelamento de cartão corporativo para uso do presidente e diretores;

• Colocação à venda de veículos que eram usados pela presidência e diretoria;

• Suspensão de linhas telefônicas de uso da diretoria.

TRANSPARÊNCIA

• Entrega do relatório da Kroll, com investigação corporativa;

• Lançamento do Portal de Transparência;

• Apresentação de auditoria contábil feita pela Moore

• Acompanhamento das investigações com as polícias e Ministério Público;

• Distrato dos conselheiros remunerados;

• Exclusão dos conselheiros remunerados em 2018 e 2019 pela Comissão de Ética e Disciplina.

INOVAÇÃO

• Criação do Comitê de Inovação e Tecnologia, coordenado pela Samba Consulting (Grupo Samba Tech);

• Reestruturação da área de TI, que foi terceirizada pela administração anterior.

MARKETING / COMERCIAL

• Lançamento do Sócio Reconstrução e reformulação de todo o programa Sócio Cinco Estrelas, totalizando hoje 58.000 sócios ativos em fevereiro;

• Revisão da política de distribuição de ingressos e cortesias;

• Entrada de novos parceiros e patrocinadores;

• Remodelação completa do programa sócio-torcedor com a criação de categorias de sócio cativo;

• Revisão e melhoria de contratos de patrocínios;

• Realinhamento do contrato com a Adidas;

• Criação do setor de Relacionamento com o Torcedor.

INSTITUCIONAL

• Novo relacionamento com entidades como CBF, FIFA e FMF;

• Retomada da credibilidade do clube em várias áreas;

CLUBES SOCIAIS

• Criação de novas atividades de recreação;

• Adequação da estrutura de pessoal;

• Adequação dos horários de funcionamento;

• Retirada de privilégios de alguns Conselheiros;

• Reestruturação das escolinhas do Cruzeiro, otimizando professores, horários e objetivos

AÇÕES EM ANDAMENTO

• Renegociação com a Minas Arena com a redução do valor do contrato;

• Estudo do melhor modelo contábil para recuperação e quitação das dívidas;

• Estudo do melhor aproveitamento dos imóveis para redução de custos e gerar rentabilidade;

• Pedido de liberação dos valores bloqueados de R$ 6,5 milhões da venda do atleta Arrascaeta;

• Recebimento da AMBEV de R$ 2,1 milhões a partir de 01/06 para pagamento de salários;

• Novo contrato de patrocínio no valor de R$ 3 milhões;

• Negociação de empréstimo com instituições no valor de R$ 50 milhões.

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