Notícias

Agora proprietário do Cruzeiro, Ronaldo já viveu boas e más experiências com clubes dos EUA e Espanha

Ouviu-se bastante sobre Cruzeiro e Ronaldo nos últimos dias, e junto com isso, muita incerteza e dúvida por parte da torcida e imprensa. Então vamos tentar desmitificar e entender as gestões do Ronaldo ao redor do mundo.

Fort Lauderdale Strikers

Pelas redes sociais, surgiram alguns comentários sobre o Ronaldo ter falido um clube americano de futebol, mas a história não é bem assim. Em 2014, Ronaldo torna-se sócio minoritário do Fort Lauderdale Strikers, comprando cerca de 10% do clube americano.

Ronaldo apresenta Léo Moura ao Fort Lauderdale Strikers – Foto: Divulgação / Fort Lauderdale Strikers

Na época o Strikers era um clube da NACL (segunda divisão dos EUA), e Ronaldo chegou para alavancar o clube conjunto com outros empresários brasileiros. O projeto era ambicioso e visava ascensão e popularidade do time nos Estados Unidos.

Logo com sua chegada, alguns jogadores brasileiros foram contratados para cumprir as metas e objetivos estabelecidos. Mas o clube não conseguiu suprir as expectativas, e acabou acumulando credores e devendo folhas salariais.

Devem ser levados em conta alguns fatos, Ronaldo tinha embarcado em sua primeira jornada como empreendedor no futebol. Aliado a isso, o projeto dependia muito de fatores externos a administração de futebol, como a popularidade do esporte nos EUA.

Entretanto, 2 anos após ter comprado uma pequena parte do clube, Ronaldo vendeu sua parte e acabou saindo do projeto. E em 2017 com a crise financeira que o clube passava, o clube acabou sendo vendido por 7 mil dólares a credor do clube.

Real Valladolid

A segunda viagem de Ronaldo como empresário no futebol, se deu no ano de 2018, no clube Real Valladolid da Espanha. Na última temporada, o Valladolid acabou caindo pra segunda divisão do campeonato espanhol, fato que assusta muitos cruzeirenses.

Apresentação de Ronaldo como dono do clube em 2018 – Foto: G. VILLAMIL

Em setembro de 2018, Ronaldo surpreendeu o mundo do futebol quando anunciou a compra de 51% do Real Valladolid. Um modesto clube espanhol, que tradicionalmente vive subindo e descendo de divisão no campeonato espanhol

Quando o Ronaldo assumiu o clube, o Real Valladolid tinha acabado de pedir recuperação judicial de uma dívida de 63 milhões de euros. Em contrapartida o faturamento do clube era de 18 milhões, o que fazia do clube uma empresa inviável, algo tinha que mudar.

Ao longo do tempo, Ronaldo conseguiu equilibrar despesas, pagar dívidas e aumentar o faturamento do clube. Por fim o resultado disso em 2020 o clube devia 45 milhões de euros, mas em contrapartida faturou 54 milhões, e terminou o ano no verde.

Mesmo com críticas dos torcedores do Valladolid após a queda para a segunda divisão, os objetivos do clube vem sendo cumpridos com êxito. Se o plano de Ronaldo é sanar a sangria, para assim dar um projeto desportivo sustentável ao torcedor, ele está sendo bem executado.

Cruzeiro

Após as experiências de Ronaldo, no dia 18 de Novembro de 2021, ele anunciou a compra do Cruzeiro, clube que o revelou para o mundo.

Ainda é difícil saber como será este ‘novo’ Cruzeiro. Em contrapartida sabe-se que Ronaldo tem muito a colaborar ao Cruzeiro quando o assunto é gestão.

Fora que a ‘marca’ Ronaldo proporciona muito mais que os R$ 400 milhões investidos. Junto ao Ronaldo chegam patrocinadores maiores, maior credibilidade e visibilidade internacional.

O Cruzeiro inicia o ano de 2022, com um futuro coberto de expectativas e esperança, é também um ano de cobrança, observação e modelo para outros clubes do Brasil. Em final, a luz no fim do túnel veio e traz novos horizontes ao Cruzeiro.

Veja mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo