Notícias

Vice-presidente do Cruzeiro, Lidson Potsch, divulga carta: ‘Ronaldo é o melhor caminho para o nosso amado clube’

O vice-presidente do Cruzeiro, Lidson Potsch, divulgou na última quinta-feira (24) uma carta demonstrando seu apoio a Ronaldo, neste processo de compra da SAF do clube.

Durante o texto divulgado, Lidson Potsch destacou que acredita que Ronaldo seja o melhor caminho para o Cruzeiro, não apenas por sua credibilidade no esporte, mas também pelo seu comprometimento como sócio estratégico do clube.

No próximo dia 04 de abril os conselheiros do Cruzeiro irão se reunir para votar as demandas de Ronaldo, para que ai sim, o ex-atacante fique livre para assinar o contrato definitivo de compra da SAF do clube.

Texto divulgado pelo vice-presidente

Aos Conselheiros e Torcedores do Cruzeiro Esporte Clube,

Estamos em um momento ímpar de nossa história, em que precisamos nos posicionar e estabelecer as ações que vão definir o presente e o futuro do nosso Cruzeiro. No dia 4 de abril de 2022, os conselheiros irão votar a legitimação da parceria com o Ronaldo, um dos maiores ídolos do Cruzeiro e empresário bem-sucedido no cenário mundial, após o Conselho Deliberativo decidir que a nossa Associação Desportiva é a primeira a adotar a Sociedade Anônima do Futebol no Brasil. Para consolidar o pioneirismo destes novos tempos vamos precisar de muito debate e conciliação, que sempre marcaram a nossa história vitoriosa.
Conforme previsto no Edital, teremos a oportunidade de conhecer os investimentos do acionista no futebol e, sobretudo, as cláusulas definitivas do contrato que, em comum acordo com os conselheiros presentes, serão firmadas e indicarão os aportes financeiros no Cruzeiro. É essencial que haja um intenso debate (inclusive antes da reunião) e, em especial, o esclarecimento dos benefícios da proposta, e que o consenso se sobreponha.
Ao longo da reunião, outro tema que será deliberado é sobre a alternativa de se autorizar a recuperação judicial para o Cruzeiro. Aqui, conheceremos qual a melhor opção para lidarmos com a grande dívida que contraímos, resultado das más gestões dos últimos anos. Já obtivemos o aval da justiça para centralizarmos os débitos e, agora, poderemos decidir se, de fato, a recuperação judicial é o melhor modelo financeiro para quitarmos a dívida.
No quarto item da pauta está prevista a autorização de operação de crédito destinada à reestruturação da dívida da Associação e as garantias de imóveis a serem concedidas para viabilizar a operação. Em linha semelhante, o tópico seguinte será a definição da possível operação imobiliária para a exploração das Tocas I e II, em favor do futebol profissional do Cruzeiro.
Neste ponto, é importante que o bom senso prevaleça para, de forma consensual, estabelecermos os valores e garantias que atendam à qualidade necessária para a gestão do futebol e as contrapartidas que permitam amortizar as parcelas tributárias do acordo com a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional – PGFN. Segundo a Lei 14.193, a dívida tributária é exclusiva da Associação, sem solidariedade ou subsidiariedade da SAF.
Será votada também a obrigação da divisão em partes iguais, entre a SAF e a Associação, de lucro imobiliário que, eventualmente, vier a ser obtido na hipótese de venda das Tocas da Raposa I e II pela SAF. No último assunto da reunião, trataremos das permissões para que a SAF exerça as suas funções de exploração das atividades relacionadas ao futebol, sem a cessão definitiva da marca, e mantendo outras propriedades intelectuais com a Associação.

Creio que seja o momento de esquecermos as diferenças e disputas, que democraticamente sempre fizeram parte de nossa cultura para que, com a participação de vocês – conselheiros e torcedores – possamos garantir o presente e o futuro do Cruzeiro.
Acredito que, no cenário atual, com todas as dificuldades que a instituição vem passando, o Ronaldo é o melhor caminho para o nosso amado clube, não apenas por sua credibilidade no esporte, mas também pelo seu comprometimento como sócio estratégico do clube.
Neste momento, que antecede decisões tão relevantes para o futuro das nossas 5 estrelas, faço um apelo para que a diversidade que permeia o passado de glórias e títulos do Cruzeiro se reverta em um movimento único, que assegure, nos assuntos relacionados à alienação de imóveis, os 9/10 de votos previstos no Estatuto e, nos demais temas, a maioria simples de aprovação. Serão deliberações essenciais para garantir a sobrevivência e perenidade de nossa instituição.

Lidson Potsch Magalhães
Vice-presidente do Cruzeiro Esporte Clube

Veja mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo