Saiba quem é e quais as propostas de Samir Xaud, novo presidente da CBF
Com 41 anos, dirigente se tornou o mais jovem a ocupar o posto na história da entidade

Receba as principais notícias do Cruzeiro no seu WhatsApp!

Após eleição na manhã deste domingo (25), Samir Xaud foi eleito presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), para um mandato de 2025 a 2029. Apesar de não ter o apoio de vários clubes, como o Cruzeiro, ele teve apoio de 27 das 25 federações do futebol brasileira. Saiba quem ele é, e quais suas propostas.
Quem é Samir Xaud?
Xaud nasceu em Boa Vista, capital de Roraima, e possui formações voltadas para o futebol, como Gestão do Futebol pela Federação Paulista de Futebol e o CBF Masters pela CBF Academy. O dirigente também é médico com especialização em infectologia e medicina esportiva. Ele atua como empresário no esporte, com um centro de treinamento voltado ao fitness e bem-estar.
Propostas sobre estaduais, Fair-play financeiro e criação da Liga
Após ter sido eleito, Samir Xaud fez seu primeiro discurso como presidente da entidade. Onde assumiu o compromisso de reduzir os campeonatos estaduais para 11 datas, destacando que é uma “reorganização necessária”. Mas, destacou que a mudança “não significa uma desvalorização dos campeonatos estaduais”, e será acompanhada de outras medidas.
Já, sobre o Fair-play financeiro, Xaud destacou que será uma das prioridades na sua gestão, e que a CBF “irá promover um amplo debate com a participação ativa de clubes, federações e especialistas”. Ademais, ele reforçou que a ideia é que “seja instituído imediatamente um grupo de trabalho” sobre o tema.
Outro tema abordado por Samir Xaud foi a criação da Liga, que é constantemente ligada ao debate sobre o Fair-play financeiro. Assim, o dirigente destacou que a criação da Liga também é um dos compromissos do seu mandato, e “que tomará todas as medidas” para que o projeto sai do papel e seja efetivado.
Demais propostas
Sobre a seleção brasileira, o novo presidente destacou que o foco não serão somente títulos, mas fazer com que “o povo brasileiro volte a se identificar com a seleção”. Assim, ele reforçou que as camisas amarela e azul da seleção, “são símbolos da nossa identidade nacional.”
Outro tema abordado foi o futebol feminino, que tem se desenvolvido no país. Nesta seara, Samir Xaud destacou o fato de, pela primeira vez na história da CBF, uma mulher ocupar uma mulher ser eleita vice-presidente: Michelle Ramalho Cardoso, presidente da Federação Paraibana, faz parte da sua gestão.
Ainda sobre o futebol feminino, Xaud destacou que haverá aumento de investimentos na modalidade, que visa fazer uma revolução. Além disso, disse que vai aproveitar a Copa do Mundo Feminino de 2027 para alçar o futebol feminino a um lugar de protagonismo.
Por fim, sobre a discriminação e a sustentabilidade, Samir reforçou que também são compromissos de sua gestão. Assim, vai retomar competições como a taça indígena, e dará protagonismo a projetos voltados à sustentabilidade.