Notícias

Pós Jogo – Confiança 1×1 Cruzeiro – Análise tática da partida

Em jogo bom defensivamente, mas fraco de ideias no ataque, o Cruzeiro apenas empatou com o Confiança fora de casa e estacionou na tabela. Está na hora de reagir, somar pontos! Vem ver como foi o desempenho da equipe.

Organização Defensiva

Quem me acompanha já sabe que o Cruzeiro maraca prioritariamente em bloco médio, e nesse jogo não foi diferente, ainda mantendo a plataforma 4.4.2.

Porém nos jogos anteriores a equipe sofria bastante, já que tinha dificuldades para pressionar o portador da bola e retirar suas linhas de passe. Nesse jogo tivemos uma evolução, que eu acho que vem acontecendo de forma natural e tende a melhorar.

Transição Ofensiva

A fase em que a equipe vinha tendo o melhor desempenho não funcionou nesse jogo. A ideia de sair em velocidade deu certo raras vezes, e normalmente a equipe perdia a bola rapidamente. E quando não perdia, tinha que entrar em organização ofensiva, pois não conseguia finalizar.

Organização Ofensiva

A busca constante pelos corredores laterais para entrar na zona de finalização não é novidade no time do Enderson, e nesse jogo ficou mais evidente. A equipe buscava o tempo todo trocar os corredores com lançamentos. E deu certo, é assim que a equipe cria o seu gol. Troca de passes em busca de um desequilíbrio na defesa, até que Jadsom acha uma bola para Cáceres. Adversário desequilibrado na zona de finalização, 5 jogadores na área, o gol saiu.

Transição Defensiva

O Cruzeiro ainda sente dificuldades na transição defensiva. A demora para a mudança de postura ofensiva para defensiva deixa a equipe vulnerável por vezes, e expõe quem pressiona o portador, além da linha de defesa.

Conclusão

Uma equipe que mostra uma – pequena – evolução nos momentos de organização, seja defensiva ou ofensiva, mas não consegue melhorar a transição defensiva, esse é o Cruzeiro até aqui. E justamente no momento de transição ofensiva, que parecia ser onde o time estava melhor, deu uma caída no rendimento nesse jogo. Continuo confiando numa melhora a longo prazo, muito pelo contexto que o futebol vive hoje de falta de tempo para se treinar, mas Enderson precisa começar a mostrar uma maior margem de evolução a cada jogo agora. Vamos, Cruzeiro!

Veja mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo