Expulso em 2024, Matheus Pereira poderá atuar em estreia do Cruzeiro no Brasileirão de 2025; entenda
Cruzeiro conta com o camisa 10 para estreia no Brasileirão de 2025
Receba as principais notícias do Cruzeiro no seu WhatsApp!
Expulso na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2024, Matheus Pereira poderá atuar na estreia do Cruzeiro no torneio em 2025. O jogo será contra o Mirassol, equipe que subiu da Série B, mas ainda não teve seus detalhes definidos pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
A expulsão do camisa 10 aconteceu na vitória sobre o Juventude, por 1×0, na 38ª rodada do Brasileirão de 2025. Onde, o primeiro cartão amarelo foi recebido aos 12 minutos do primeiro tempo, e o segundo aos 44 minutos do segundo tempo, após discussão com Alan Ruschel.
A expulsão foi denunciada ao ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), mas, arquivada no dia 6 de fevereiro deste ano. Na data, seriam julgados Matheus Pereira e Ala Rushchel, que também foi expulso em Juventude x Cruzeiro.
Assim, como não houve punição por julgamento, a suspensão automática é extinta em função de a expulsão ter acontecido no último jogo do Campeonato Brasileiro. Conforme prevê o Parágrafo 2º, do Artigo 61, do Regulamento Geral da CBF:
“Art. 61 – O atleta que for expulso de campo ou do banco de reservas ficará automaticamente impedido de ser relacionado para a partida subsequente da mesma competição, independentemente do mérito e da data da decisão em que a infração disciplinar for julgada pelo STJD.
§ 2º – Os impedimentos automáticos referidos no caput deste artigo e no art. 59 deste RGC consideram-se extintos se findada a competição ou a participação do clube em uma competição de caráter eliminatório.”
Argumento para arquivamento da denúncia
Na análise que culminou no arquivamento da denúncia contra Matheus Pereira, o auditor do STJD argumentou que a conduta do cruzeirense e de Alan Ruschel foram reprováveis, mas punidas da forma necessária no campo de jogo, com aplicação do segundo amarelo e, consequentemente, do vermelho.