NotíciasSada Cruzeiro

Maior equipe do vôlei brasileiro, Sada Cruzeiro faz 17 anos

Receba as principais notícias do Cruzeiro no seu WhatsApp!

Ícone WhatsApp Seguir

Fundado em 2006 por Vittorio Mediolli, o Sada Cruzeiro completou nesta quarta-feira (14), 17 anos de existência. Atualmente a equipe é presidida por Leila Ribeiro da Silva, tendo Marina Medioli (filha de Vitrorio) como vice-presidente, com Flávio Pereira completando a diretoria como diretor esportivo. A comissão técnica é lidera pelo técnico Filipe Ferraz, auxiliado por Beto Martelete, e conta também com Fábio Correia (preparador físico), Alysson Zuin (fisioterapeuta), entre outros. Luis Carlos Sales é o supervisor.

História do Sada Cruzeiro

Iniciado em 2006, o projeto deu seus primeiros passos em Betim ainda como Associação Esportiva Sada Vôlei, por meio da parceria entre a prefeitura local e o Grupo Sada. Assim, alcançou o acesso a Superliga Série A da temporada 2006/7 após o vice-campeonato mineiro de 2006. Ainda em crescimento, obteve a maior média de público na temporada: 4500 torcedores. Na temporada seguinte (2007/8), conquistou o seu primeiro campeonato mineiro.

Na temporada 2008/9, veio a grande mudança. Pois, em janeiro de 2009 devido a parceria com o Cruzeiro Esporte Clube, a equipe passou a se chamar Sada Cruzeiro. Além disso, passou a mandar seus jogos no Ginásio Poliesportivo do Riacho (Riachão), em Contagem. Por fim, houve a contratação do técnico argentino Marcelo Mendez, que viria a se tornar peça chave no sucesso do time.

Portanto, não demorou muito e, com o passar dos anos, o Sada Cruzeiro foi acumulando títulos: Octacampeão da Superliga, 13 vezes campeão Mineiro, Heptacampeão da Copa Brasil, Pentacampeão da Supercopa, Eneacampeão Sul-Americano. Além disso, é o único clube brasileiro Tetracampeão Mundial de Clubes. Tendo a passagem de atletas consagrados como Wallace, Leal, William, Serginho, entre outros.

Além disso, o Sada passou a controlar sua própria categoria de base. Atualmente, atende gratuitamente cerca de 3.000 crianças e adolescentes em suas escolinhas de vôlei espalhados por Minas Gerais. Dessa forma, o Sada Cruzeiro tornou-se o maior clube de vôlei do Brasil e um dos maiores do mundo.

Diego Marinho

Mineiro, 32 anos e setorista do Cruzeiro no Diário Celeste.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo