Há 49 anos o Cruzeiro disputava seu primeiro jogo na Europa
O Maior de Minas venceu o Stoke City pelo placar de 3 a 0, com hat-trick de Nelinho
No dia 9 de agosto de 1975, o Cruzeiro aterrissava pela primeira vez em sua história em terras europeias, o clube celeste chegava ao velho continente para disputar, em Coruña, na Espanha, o tradicional Troféu Teresa Herrera.
O Maior de Minas fez sua estreia nas semifinais da competição no dia 9 de agosto de 1975, contra o Stoke City, da Inglaterra, a partida foi disputada no Estádio Riazor. O Cruzeiro venceu a partida por 3 a 0.
Escalações de Cruzeiro e Stoke City
O Cruzeiro entrou em campo com: Raul Plassmann, Nelinho, Darci Menezes, Piazza e Vanderley; Eduardo, Roberto Batata (Jesum), Zé Carlos, Palhinha, Dirceu Lopes (Roberto César) e Joãozinho. Lacerda era o comandante da equipe celeste.
O Stoke City entrou em campo com: Shiilton; Dodd, Pejic, Mahoney, Smith, Bloob, Skeels (Hurts), Greenhoff, Conrey, Hudson e Salmons. Técnico Gordon Banks.
O jogo
Com a bola rolando, a Raposa impôs o seu bom futebol e saiu de campo com a vitória pelo placar de 3 a 0. O lateral Nelinho marcou os três gols da equipe celeste. O Cruzeiro abriu o placar em cobrança de pênalti aos 15 minutos, aos 48 minutos em nova penalidade, o lateral celeste ampliou e, aos 90 minutos, em cobrança de falta, Nelinho marcou seu terceiro gol e fechou a excelente vitória do Maior de Minas contra o Stoke City.
Curiosidades
Na outra partida da semifinal do Troféu Teresa Herrera, o Peñarol, do Uruguai venceu o Atlético de Madrid, da Espanha por 3 a 2. Na final Cruzeiro e o time uruguaio fizeram uma grande partida e empataram por 3 a 3. Os uruguaios levaram a melhor nas cobranças de pênaltis.
A excelente participação do Cruzeiro na competição rendeu a Raposa um convite para disputar o Troféu Teresa Herrera novamente no ano seguinte. Esse convite foi uma grande exceção pois a organização do torneio só convidava para disputar novamente o torneio as equipes que conquistaram a competição.