Fernando Diniz reencontra Fluminense, onde foi campeão da América; veja trajetória
Derrota para Cruzeiro aumentou pressão sobre Diniz, no primeiro turno do Brasileirão
Pela 29ª rodada do Brasileirão, o Cruzeiro enfrentará o Fluminense na quinta-feira (3). O confronto vai marcar o reencontro de Fernando Diniz com a equipe carioca, onde foi campeão da América e fez o mais vitorioso da carreira, veja a trajetória.
Primeira passagem – 2019
Em sua primeira passagem, Fernando Diniz aplicou seu característico estilo de jogo, mesmo sob críticas devido ao insucesso do trabalho anterior no Athletico. O trabalho deu resultado, e com um futebol bonito, o Fluminense foi a 4ª melhor equipe do Campeonato Carioca. Além disso, Diniz recebeu o prêmio melhor treinador do torneio estadual.
No entanto, o Fluminense não conseguiu repetir os bons resultados na Série A do Brasileirão, ficando na 18° posição após 15 jogos. Dessa forma, com apenas 3 vitórias, Fernando Diniz foi demitido em agosto. Ao todo, ele teve 18 vitórias, 11 empates e 14 derrotas em 43 partidas.
Segunda passagem – 2022 a 2024
Alguns anos depois, Fernando Diniz retornou ao tricolor carioca, em abril de 2022, substituindo Abel Braga. Na Copa Sul-americana, aplicou uma sonora goleada de 10×1 sobre o Oriente Petrolero na fase de grupos, mas não avançou as oitavas de final.
Enquanto na Copa do Brasil, chegou a semifinal, sendo eliminado pelo Corinthians. Por fim, na Série A do Campeonato Brasileiro, o Fluminense de Fernando Diniz fez uma grande campanha ficando no 3° ao fim do certame. Assim, garantiu vaga na Libertadores de 2023.
Em 2023, Diniz conseguiu seu maior título como treinador, a Copa Libertadores da América, mas sem vida fácil. Pois, o Fluminense foi o líder do seu grupo, mas com apenas 2 pontos de diferença para o terceiro colocado. A dificuldade se repetiu no mata-mata, como na semifinal quando avançou após vencer o Internacional por 4×3 no placar agregado. Por fim, venceu a LDU na final.
Além disso, o Fluminense conquistou o Campeonato Carioca, vencendo o Flamengo na final. No Brasileirão, ficou no 7° lugar com 56 pontos. Dessa forma, com a campanha em todas as competições, se qualificou para a disputa de nova Libertadores, e também da Recopa Sul-americana de 2024.
Na Recopa, Fernando Diniz venceu novamente, e o Fluminense foi campeão. Mas, no Campeonato Carioca de 2024, o tricolor não conseguiu avançar para a disputa do título. Por fim, a campanha no Brasileirão foi ruim, deixando a equipe na zona de rebaixamento, o que causou a demissão de Diniz.