Ex-Cruzeiro, Matheus Vieira ultrapassa marca expressiva na Itália
O defensor viveu um momento complicado, onde precisou realizar uma cirurgia no SUS
Receba as principais notícias do Cruzeiro no seu WhatsApp!
Revelado nas categorias de base do Cruzeiro e São Paulo, o zagueiro Matheus Vieira, tem uma trajetória marcada por resiliência, fé e amadurecimento. Depois de viver um dos momentos mais difíceis da carreira — uma grave lesão no joelho quando atuava pelo São Caetano, que o obrigou a realizar cirurgia pelo SUS após não receber o suporte adequado do clube — o defensor reconstruiu sua trajetória no futebol europeu e hoje ultrapassa a marca de 50 jogos disputados na Itália.
Matheus Vieira está atuando desde 2024 no futebol italiano, o defensor já passou por três clubes e se consolidou como peça importante nas divisões nacionais. O feito representa não apenas constância em alto nível, mas também a superação de uma recuperação solitária e cheia de obstáculos.
“Eu me sinto muito feliz de alcançar essa marca, ainda mais jogando na Europa. É um número importante, que mostra o quanto evoluí nesse tempo. Agora, espero seguir buscando grandes feitos, grandes marcas aqui na Itália. Quero ir o mais longe possível como profissional e, quem sabe, realizar o sonho de disputar uma Champions League — que carrego comigo desde garoto.”
Afirmou o ex-zagueiro do Cruzeiro
Com três temporadas no país, Matheus acumula experiências que vão além do futebol. A adaptação à cultura italiana e ao estilo de jogo europeu trouxeram amadurecimento técnico e pessoal.
“Foi muito importante passar por esses três clubes aqui na Itália. Me adaptei rapidamente ao estilo de jogo, que é bem diferente do Brasil. Aqui o futebol é mais físico, mais intenso e de muito contato. No Brasil o jogo é mais técnico e cadenciado. Essa vivência me fez crescer bastante como atleta.”, explica.
Fora de campo, o zagueiro também se diz plenamente adaptado à rotina italiana — da alimentação ao clima — e vê o país cada vez mais como sua segunda casa.
“Hoje posso dizer que estou totalmente adaptado. Já me acostumei com o clima, com a rotina e também com o futebol. Sou muito feliz por estar aqui e ver tudo o que conquistei depois de um período tão difícil.”
Natural de São Paulo, Matheus começou a carreira no futebol de base com passagens por São Paulo FC e Cruzeiro. Profissionalmente no brasil defendeu o Moto Club-MA, até ter sua lesão no São Caetano, antes de embarcar para a Itália em busca de um recomeço. Hoje passando por Sangiustese VP, Ellera Calcio e Angelana, já vislumbra o futuro com serenidade e objetivos claros.
“Acredito que com mais alguns anos morando aqui e mantendo tudo regularizado, posso até dar entrada na documentação para a cidadania europeia. Seria mais um passo importante na minha caminhada.”, finaliza.
A história de Matheus Vieira é um exemplo de persistência e amor pelo futebol — uma volta por cima que segue sendo escrita a cada partida em solo italiano.
