Há 48 anos o Cruzeiro enfrentava o Real Madrid
A equipe celeste enfrentou os espanhóis na final do Troféu Teresa Herrera
Em 1976 o Cruzeiro realizou a sua segunda participação no tradicionalíssimo torneio espanhol “Teresa Herrera”, e há exatos 48 anos o clube celeste enfrentava o Real Madrid. No ano anterior a equipe celeste havia vencido o Stoke City, da Inglaterra nas semifinais e empatado com o Peñarol, do Uruguai, na final. A equipe uruguaia levou o título nos pênaltis.
Em 14 de agosto de 1976 o Cruzeiro iniciou a sua segunda participação no Troféu Teresa Herrera, a equipe celeste estreou com uma excelente vitória por 2 a 0 contra o Campeão Holandês, PSV Eindhoven. O triunfo diante da equipe holandesa classificou a raposa para a final do torneio.
Há 48 anos o Cruzeiro enfrentava o Real Madrid
Na final do torneio, realizada apenas um dia após o Cruzeiro ter disputado as semifinais, a equipe celeste enfrentou o Real Madrid. A equipe espanhola havia, dois dias antes, vencido o Penãrol, do Uruguai, pelo placar de 5 a 2.
Apito amigo
Na partida contra o Cruzeiro, o Real Madrid teve dois pênaltis extremamente duvidosos marcados a seu favor, a equipe espanhola converteu as duas cobranças e venceu o confronto pelo placar de 2 a 0.
A segunda penalidade marcada para os espanhóis foi, inclusive, uma falta fora da área. Além disso, aos 23 minutos do primeiro tempo o Cruzeiro teve um pênalti claro ao seu favor não marcado pelo arbitro português.
Há 48 anos o Cruzeiro enfrentava o Real Madrid: Ficha:
Cruzeiro: Raúl Plassmann, Isidoro, Moraes, Ozires, Vanderlei; Eduardo, Piazza (Waldo), Ze Carlos, Ronaldo (Silva), Jaírzinho e Joãozinho. Técnico Zezé Moreira.
Real Madrid: Miguel Ángel; Sol, Benito (Uría), Camacho, Pirri; Del Bosque, Jensen, Breitner; Santillana, Velásquez, Guerini. Técnico Miljan Miljanic.
Gols: Pirri 80′ e Carlos Guerini aos 92′.
Curiosidades
O Real Madrid jogos as semifinais da competição em 13 de agosto, o Cruzeiro, no dia 14. Como a final foi realizada no dia 15 a equipe celeste teve apenas um dia de descanso.
Na disputa pelo terceiro lugar PSV Eindhoven e Peñarol empataram por 1 a 1. Os holandeses venceram as penalidades por 4 a 3.