Há 50 anos, Cruzeiro goleava Sporting comandado por Di Stéfano por 6 a 0
Dirceu Lopes, Zé Carlos, Joãozinho, Palhinha, Piazza e Roberto Batata marcaram os gols da equipe celeste
Receba as principais notícias do Cruzeiro no seu WhatsApp!
SeguirEm comemoração ao aniversário de 9 anos do Estádio Mineirão, em setembro de 1974 uma competição amistosa foi organizada e disputada no Gigante da Pampulha. O torneio contou com a participação dos clubes mineiros Cruzeiro e Atlético, e das equipes portuguesas Benfica e Sporting.
A equipe celeste estreou na competição sendo derrotada pelo Benfica pelo placar de 2×1. Vítor Batista e Nenê marcaram para a equipe portuguesa, Dirceu Lopes descontou para a raposa. No outro jogo da primeira rodada Atlético e Sporting empataram por 2×2.
Cruzeiro aplica goleada histórica no Sporting
Na segunda rodada da competição realizada em 5 de setembro, o Cruzeiro enfrentou o Sporting. A equipe celeste não tomou conhecimento da equipe portuguesa e aplicou uma goleada pelo placar de 6×0. Dirceu Lopes, Zé Carlos, Joãozinho, Palhinha, Piazza e Roberto Batata marcaram os gols da equipe celeste.
Na outra partida da rodada o Benfica venceu o Atlético por 1X0, garantindo assim o título da competição, a raposa terminou na segunda colocação.
Curiosidades
Di Stéfano, considerado um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, era o treinador do Sporting durante a competição.
Ficha Técnica do Jogo
Data: 05 de setembro de 1974
Motivo: Torneio Aniversário do Mineirão
Estádio: Mineirão
Público: 26.106
Local: Belo Horizonte, Minas Gerais
Cruzeiro
Jogadores: Raul Plassmann, Lauro, Moraes, Darci Menezes (Misael), Vanderlei, Piazza, Zé Carlos (Toninho), Eduardo, Palhinha, Dirceu Lopes (Roberto Batata) e Joãozinho (Lima). Técnico: Ílton Chaves
Sporting
Jogadores: Damas, Manacá, Nelson, Alvinho, Inácio (Carlos Pereira, Zezinho, Paulo Rocha, Marinho (Joaquim Rocha), Chico (Baltazar), Valter (Fernado Tomé), Dé. Técnico Di Stefano
Placar: Cruzeiro 6×0 Sporting
Gols
Dirceu Lopes 6′, Zé Carlos 14′, Joãozinho 23′, Palhinha 40′, Piazza 41′ e Roberto Batata 71′.