Notícias

Cruzeiro estreia na Sul-Americana diante do Universidad Catolica; conheça o adversário

A partida de estreia da Raposa deve acontecer entre os dias 2 e 4 de abril

Em sorteio realizado pela Conmebol, na última segunda-feira (18), o Cruzeiro conheceu seus adversários da primeira fase da Copa Sul-Americana. O clube celeste está no Grupo B, que também conta com Alianza FC, da Colômbia, Unión La Calera, do Chile e Universidad Catolica, do Equador.

A estreia da Raposa, no entanto, será diante do Universidad Catolica, jogando fora de casa. A previsão é que a partida já aconteça no início de abril, entre os dias 2 e 4.

História

Apesar de carregar o mesmo nome do Universidad Catolica, do Chile, o clube do Equador não é tão tradicional quanto a equipe chilena, que é bastante conhecida entre os torcedores brasileiros, por sempre estar presente nas competições internacionais.

O Universidad Catolica, do Equador, foi fundado em 1963, como um time estudantil dos alunos da Pontifícia Universidad Católica do Equador. O clube ainda busca seu espaço no cenário internacional.

As principais conquistas do Universidad Catolica foram três títulos da segunda divisão do Campeonato Equatoriano, e uma conquista da terceira divisão. Além disso, a equipe também foi vice-campeã do campeonato nacional em duas oportunidades, em 1973 e 1979.

Um fato curioso é que o zagueiro Arboleada, do São Paulo, atuou pelo Universidad Catolica antes de se transferir para o futebol brasileiro. O jogador conquistou sua primeira convocação para a seleção equatoriana atuando pelo rival da Raposa na Sul-Americana.

Altitude pode ser um problema

Normalmente os clubes brasileiros sofrem co a altitude nos confrontos diante de alguns adversários tanto na Copa Sul-Americana, quanto na Copa Libertadores. Contra o Universidad Catolica, o Cruzeiro terá pela frente um estádio que fica a 2.850 metros de altitude.

O clube equatoriano manda suas partidas no Estadio Olímpico Atahualpa, onde deve acontecer a estreia do Cruzeiro na competição. A arena tem capacidade para receber até 38 mil torcedores.

Treinador experiente

O time é comandado por Jorge Célico, o treinador acumula passagens por outras equipes como o Deportivo Garcilaso, Barcelona de Guayaquil e também já trabalhou na seleção equatoriana principal, e também na sub-20 e sub-23.

Retrospecto do Cruzeiro contra clubes equatorianos

O Cruzeiro tem um bom retrospecto nos confrontos já realizados contra equipes do Equador, são 8 vitórias, dois empates e duas derrotas, ao todo o clube celeste marcou 22 gols e sofreu 9 gols nos 12 jogos já realizados contra clubes equatorianos.

Em sua história, todas as 12 partidas do Cruzeiro contra equipes equatorianas foram pela Copa Libertadores, a primeira em 9 de maio de 1976, contra a LDU, e a última em 8 de maio de 2019, contra o Emelec.

A equipe celeste já enfrentou quatro times equatorianos em toda sua história, são eles: LDU (2x), El Nacional (4x), Emelec (4x) e Deportivo Quito (2x).

Veja mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo