Cruzeiro encaminha saída definitiva de meia para o ABC
Meia de 21 anos não estava nos planos e treinava separado na Toca da Raposa II
Receba as principais notícias do Cruzeiro no seu WhatsApp!
O Cruzeiro encaminhou, nas últimas horas, a saída do meia Jhosefer, de 21 anos, para o ABC, de Natal. A negociação será em definitivo, mas o clube celeste manterá um percentual dos direitos econômicos do jogador visando uma possível venda futura.
Conforme apuração do Diário Celeste, o Cruzeiro irá manter parte dos direitos do atleta. A reportagem segue apurando qual será exatamente o percentual mantido pelo clube mineiro.
O modelo de negociação é semelhante ao utilizado nas transferências de outros jovens formados na base celeste. Recentemente, o Cruzeiro acertou as saídas de Arthur Viana e Fernando para Caxias e Santa Clara, respectivamente. Nos dois casos, os jogadores foram liberados de forma definitiva e sem custos, mas com o clube mantendo 50% dos direitos econômicos.
A reportagem do Diário Celeste, em conjunto com o perfil Crias da Toca, já havia informado anteriormente que Jhosefer despertava interesse de clubes do Brasil e do exterior. No entanto, até então, nenhuma proposta considerada satisfatória havia sido apresentada ao Cruzeiro.
Sem espaço no elenco principal, o meia vinha treinando separado na Toca da Raposa II desde que retornou de empréstimo ao América-MG na última temporada. O contrato de Jhosefer com o Cruzeiro era válido até dezembro de 2026.
A informação sobre a saída definitiva de Jhosefer foi divulgada inicialmente pelo Central da Toca e confirmada pelo Diário Celeste.
Carreira de Jhosefer
Pelo time profissional da Raposa, Jhosefer disputou apenas quatro partidas. Três delas aconteceram na temporada de 2022, contra Pouso Alegre e Patrocinense, pelo Campeonato Mineiro, e diante do Brusque, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Em 2024, o atleta voltou a atuar pela equipe principal ao entrar em campo contra o Bahia, pela 30ª rodada do Brasileirão.
Na última temporada, emprestado ao América-MG, o jogador também teve poucas oportunidades. Foram 13 partidas disputadas, sendo apenas duas como titular, sem registrar gols ou assistências.
Ainda em 2024, Jhosefer chegou a passar por um período de testes no Real Valladolid, da Espanha, clube que na época tinha Ronaldo Fenômeno como proprietário.
Revelado nas categorias de base do Cruzeiro, o jovem ganhou destaque principalmente na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Na competição de 2024, foi um dos nomes da equipe celeste que chegou à final do torneio.
Inicialmente atuando como atacante de lado, Jhosefer acabou sendo recuado para o meio-campo ao longo de sua formação na base, posição em que apresentou suas melhores atuações.