Notícias

Cruzeiro participa do Conselho Técnico do Brasileirão; veja novidades

O CEO de Futebol do Cruzeiro, Alexandre Mattos, esteve na reunião

Receba as principais notícias do Cruzeiro no seu WhatsApp!

Ícone WhatsApp Seguir

Nesta quarta-feira (12), representantes dos 20 clubes da Série A do Brasileirão participaram do Conselho Técnico do Campeonato Brasileiro, na sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), para aprovar as novidades nesta edição da competição nacional. O Cruzeiro esteve presente na reunião.

Entre as novidades estão o Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais de Arbitragem, o Sistema de Bolas Múltiplas, a paralisação da competição durante o Mundial de Clubes e a adoção do Protocolo Global de Combate ao Racismo.

“Foi uma reunião de alto nível, todos os pontos abordados foram trabalhados e estamos sempre de portas abertas”, destacou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Uma das novidades na arbitragem do Brasileirão será a atuação Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais. O grupo vai avaliar as decisões tomadas pelos árbitros na competição. O Comitê é formado pelo italiano Nicola Rizolli, que apitou a final da Copa do Mundo de 2014, o argentino Nestor Pitana, árbitro da final da Copa do Mundo de 2018, e o brasileiro Sandro Meira Ricci, que trabalhou nas Copas de 2014 e 2018, também com larga experiência mundo afora.

Além disso, o Brasileirão também irá adotar nesta edição o novo método de reposição de bola. A CBF utilizará o Sistema de Bolas Múltiplas usado na Premier League para que os jogos tenham mais tempo de bola rolando.

O sistema funcionará da seguinte forma: 16 bolas serão posicionadas em torno do gramado, em cones, e o jogador apenas “retira” a bola do suporte. O gandula tem apenas o papel de repor as bolas nesses suportes.

Além disso, pela terceira vez na história, o Brasileirão será paralisado durante os períodos de Data FIFA. Os times que tiverem jogadores convocados terão um intervalo mínimo de 48 horas entre o fim do período e suas partidas.

Durante o Campeonato Brasileiro, vitando evitar conflitos com o Mundial de Clubes da Fifa, que vai acontecer de 15 de junho a 13 de julho, o Brasileirão será paralisado neste período.

Flamengo, Fluminense, Palmeiras e Botafogo vão disputar a competição da Fifa nos Estados Unidos. Enquanto estes clubes estiverem no torneio da Fifa, os demais poderão fazer intertemporadas ou excursões pelo exterior.

Ficou definitiu que a competição adotará o protocolo Antirracista implementado pela Fifa. O procedimento de três etapas criou um gesto global contra o racismo no futebol. Consiste em cruzar os braços em forma de X para denunciar um ato de cunho racista e pode ser sinalizado por árbitros, jogadores ou oficiais da competição. Atletas e oficiais devem comunicar ao árbitro por meio do gesto.

“Seremos extremamente vigilantes no combate ao racismo em todas as partidas com a instrução para o acionamento do Protocolo Global se necessário for”, afirmou Rodrigo Cintra, que é o gestor da Comissão de Arbitragem.

Sobre os estrangeiros, cada clube poderá inscrever até nove jogadores de fora do Brasil. O número aprovado em 2024 foi mantido para a atual temporada de 2025.

Os clubes poderão inscrever no mínimo 35 atletas na competição, até o dia 28 de março (sexta-feira, véspera do início da competição). Os clubes poderão inscrever o número máximo de 50 atletas na competição até o dia 12 de setembro, (sexta-feira, véspera da 23 rodada), podendo substituir, no máximo, 8 atletas, até o dia 3 de outubro (antes da 27 rodada).

Redação

A redação do Diário Celeste é composta por jornalistas cruzeirenses, que cobrem diariamente o Cruzeiro.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo