Cruzeiro: confira como está a situação do julgamento de Gabigol por doping
Atacante alega que não tentou fraudar o exame anti-doping
Receba as principais notícias do Cruzeiro no seu WhatsApp!
Acertado com o Cruzeiro, o atacante Gabigol ainda aguarda julgamento devido à acusação por tentativa de fraudar exame anti-doping. O fato aconteceu em abril de 2023, quando houve uma abordagem surpresa no CT do Flamengo.
Confira como está a situação de Gabigol
No dia, conforme os responsáveis pelo exame, o jogador não se dirigiu a eles antes do treino, depois da atividade os ignorou e foi almoçar. Além disso, não seguiu os procedimentos indicados, pegou o vaso coletor sem avisar a ninguém, irritou-se ao ver que o oficial o acompanhou até o banheiro para a coleta e, ao fim, entregou o vaso aberto, contrariando orientação recebida.
Assim, foi acusado pelo artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem: “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”. Depois, ainda em 2023, Gabigol foi suspenso por 2 anos, após julgamento no Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD), em sessão que durou pouco mais de duas horas.
O Flamengo, por sua vez, entrou com recurso no CAS (Corte Arbitral do Esporte), através da equipe do advogado Bichara Neto, e conseguiu. Dessa forma, Gabigol voltou a poder atuar, com efeito suspensivo conseguido um mês após a suspensão de dois anos, e segue em vigor. Um dos pontos de defesa do jogador, diz que o atacante fez o exame de sangue, considerado mais efetivo.
Próximos passos
Agora, Gabigol aguarda o julgamento do recurso Tribunal da Fifa. Ademais, vale destacar que a pena aplicada de 2 anos, começou a valer no dia 8 de abril de 2023, indo até o abril de 2025.